Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

22 de abril de 2008

Imigração Italiana.

Eu e minha família fomos passar o feriadão de Tiradentes na cidade de Santa Maria/RS, também chamada de Santa María da boca do monte, por estar situada entre montanhas. Fomos a convite de um amigo muito próximo, um eminente executivo de uma grande multinacional. Paulinho, tratamento carinhoso que também faz referência a sua pequena estatura, é dessas pessoas raras, cuja personalidade forte é emoldurada por um profundo sentimento de humanidade no trato com as pessoas com quem se relaciona.
Para os que o conhecem, é desnecessário dizer quão bem fomos tratados durante os três dias que lá estivemos.
Paulinho nos levou para conhecermos uma região de Santa María chamada de Quarta Colônia. Por falta de tempo, conhecemos apenas as localidades de Silveira Martins e Vale Vêneto, locais habitados pelos decendentes de Italianos, com predominãncia de sobrenomes como Bortoluzzi, Vedoin e outros que não recordo, tendo por fé, a religião Católica.
Fiquei profundamente sensibilizado com a saga dos imigrantes e o resultado de toda obstinação em desbravar a nova pátria por opção. As igrejas são magnificas, as escolas em construções portentosas, os habitantes muito educados e simpáticos além da conta. Visitei o Museu do Imigrante em Vale Veneto, trata-se de uma iniciativa privada no sentido de preservar a memória de tudo que diz respeito aos primeiros imigrantes. Lá, já tomado de um sentimento de gratidão aos imigrantes, pude conversar com a administradora do museu e perceber a alegría em poder falar dos seus antepassados e da sua cultura trazida da itália.
Aos imigrantes que enriqueceram nosso Rio Grande, e em particular , os italianos que tive contato em Santa María, Silveira Martins e Vale Veneto, minha admiração e gratidão. Muitíssimo agradecido ao Paulinho por tão acertada opção de turísmo, reforçando a máxima de que "nos pequenos frascos estão os melhores perfumes".
Viva este brasilsão, e que a fraternidade entre os povos seja nosso estandarte.