Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

30 de setembro de 2010

Genro de ministro do STF pediu 4,5 milhões a Roriz

Do IG

O delegado da antiga coligação encabeçada por Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal, Eri Varela, disse ao iG que vai ingressar nesta sexta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma queixa-crime contra o ministro Carlos Ayres Britto, sua filha, Adriele Ayres de Britto, e seu genro, Adriano Borges. Eri Varela está de posse de uma gravação de video feita no começo do mês mostrando uma conversa entre Adriano Borges e o ex-candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz. Na gravação, o advogado e o então candidato discutem uma forma de interferir no resultado do julgamento que o STF faria dias depois sobre recurso que o ex-governador moveu contra sua inclusão na lei do Ficha Limpa decidida pela Justiça Eleitoral. Caso sua inclusão no Ficha Limpa fosse mantida pelos ministros do Supremo, Roriz não poderia mais ser candidato. No video, Borges e Roriz falam em honorários na casa de 4,5 milhões de reais para a missão. Eri Varela diz ainda que a representação incluirá o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, cujo nome é citado num trecho do video.

Nas gravações, o genro do ministro diz que sua assinatura e o papel timbrado de seu escritório na representação feita por Roriz ao STF levariam seu sogro, Ayres Britto, a se declarar impedido. Segundo as regras regras vigentes, ter o genro como advogado de uma das partes é ...

Leia mais.e assista os vídeos bombásticos.aqui
Fonte: Blog do Noblat

STF decide que basta um documento com foto para votar

CASO NÃO TENHA EM MÃOS O TÍTULO DE ELEITOR, NO PRÓXIMO DOMINGO BASTARÁ AO CIDADÃO LEVAR UM DOCUMENTO OFICIAL COM FOTOGRAFIA À SEÇÃO ELEITORAL PARA COMPROVAR QUE É ELE MESMO QUEM ESTÁ VOTANDO.


Por oito votos contra dois o Supremo Tribunal Federal acatou o pedido do Partido dos Trabalhadores para que declarasse inconstitucional a lei que exige do eleitor a apresentação de dois documentos na hora de votar. A relatora da ação, ministra Ellen Gracie, entendeu que quem não apresentar o título de eleitor, mas apenas de um documento oficial com foto, não pode ser impedido de registrar o voto.

A senadora Serys Slhessarenko, do PT de Mato Grosso, comemorou a decisão. (Serys): "Depois das eleições, dessa eleição de agora, aí a Justiça Eleitoral proceda uma grande reformulação do título, fazendo o título com foto, com identificação biométrica. Quer dizer, com a digital. Mas isso é pra depois da eleição, pra esse momento de eleição eu diria que o importante é a postura da ministra Ellen Gracie. É um documento com foto".

(ROGERIO) A obrigatoriedade de apresentação do título de eleitor e de um documento oficial com foto para poder votar estava prevista em uma lei aprovada pelo Congresso Nacional em 2009. O Tribunal Superior Eleitoral investiu mais de quatro milhões de reais em campanha publicitária para divulgar o conteúdo da lei que foi parcialmente derrubada.

O senador Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais, lamentou a mudança nas regras pouco antes das eleições. (Azeredo) "O ideal a essa altura é que não houvesse modificação, agora, se é inconstitucional, então nós precisamos de rever as nossas consultorias: a Consultoria do Senado, a Consultoria da Câmara, pra que não tenhamos mais esse tipo de decisão. Quer dizer, uma lei que é aprovada, é sancionada pelo presidente da República e depois o Supremo decide como inconstitucional".

(ROGERIO): O eleitor pode votar apresentando apenas a carteira de identidade ou qualquer outro documento oficial com foto, como as carteiras funcionais, de trabalho, de motorista ou o passaporte. Quem levar o título de eleitor, entretanto, deverá conseguir votar mais rápido do que o eleitor que apresentar apenas o documento com foto.

Rogério Dy La Fuente
Fonte: Senado Federal - Portal de Notícias

SUPREMO ESCÂNDALO - STF se confere poderes de Congresso, atropela Constituição e muda lei a três dias da eleição! É um flerte com o baguncismo jurídico

Duas das mentes mais lúcidas se posicionam quanto aos poderes legislativos que o STF está prestes a se auto-outorgar.

Não deixe de lerSTF: um tribunal inconstitucional - e agora, o que fazer?

29 de setembro de 2010

HUGO CHÁVEZ AMIGÃO DE LULA - UM FARSANTE DESMASCARADO POR UMA PERGUNTA E UMA REPÓRTER GENIAL: ANDREINA FLORES DA RÁDIO FRANCIA

 "O Brasil seria menos cínico se houvesse mais Andreinas por aqui."  Augusto Nunes




Não deixe de ler a Coluna do Augusto Nunes sobre este vídeo, aqui.

SUPREMO ADIA DECISÃO SOBRE EXIGÊNCIA DE DOIS DOCUMENTOS PARA VOTAR

29/09/2010 - 17h32

Supremo adia julgamento sobre exigência de dois documentos para votar
 
Rosanne D'Agostino

Do UOL Eleições

Em São PauloCom o pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, o STF (Supremo Tribunal Federal) adiou nesta quarta-feira (29) o julgamento de ação do PT contra a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos para votar, o título de eleitor e outro, com foto. O julgamento será retomado nesta quinta (30).

Até o momento, a maioria seguiu voto da ministra relatora Ellen Gracie. Se o entendimento for mantido, o eleitor será obrigado a apresentar apenas um documento com foto para votar. Para a ministra, a mera falta do título não impede a votação, de acordo com a Constituição. Segundo ela, a exigência já foi anteriormente integrada na legislação eleitoral e foi revogada.

Votaram com a relatora os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Ayres Britto. Além de Mendes, ainda faltam apresentar voto Cezar Peluso, Marco Aurélio e Celso de Mello. Enquanto o restante dos ministros não se manifestar, no entanto, continua valendo a exigência de dois documentos no dia da votação.

Até a proclamação do resultado final pelo presidente da Corte, os ministros ainda podem mudar seus votos.

Leia  mais, aqui.
Fonte: UOL ELEIÇÕES

JULGAMENTO EM ANDAMENTO NO SUPREMO SOBRE A EXIGÊNCIA DE DOCUMENTO COM FOTO PARA VOTAR

Supremo julga, neste momento, a exigência de documento com foto, além do título de eleitor, para votar no próximo domingo. Ellen Gracie, relatora da ação, reconhece a constitucionalidade da lei, mas deve relaxar a exigência de dois documentos. A ministra relatou que testemunhou fraudes eleitorais onde eleitores mortos "foram as urnas e votaram".

Há uma clara tendência  em declarar a constitucionalidade da lei, porém admitindo o voto do eleitor que comparecendo para votar sem o título, mas portando um documento com foto,  prove plenamente que é quem diz ser.

28 de setembro de 2010

VOTO CONSCIENTE - MNCCI - Movimento Nacional Cristão Contra a Iniquidade

POEMA PARA O PRESIDENTE LULA

Silas Malafaia descarta Marina Silva e declara apoio a José Serra

Vitória em Cristo

NÃO VOTO MAIS EM MARINA E DIGO POR QUÊ


Pior do que o ímpio é um cristão que dissimula. Eu queria entender como uma pessoa que se diz cristã, membro da Assembleia de Deus, afirma que se for eleita presidente do Brasil vai convocar um plebiscito para que o povo decida se aprova ou não o aborto, ou se aprova ou não o uso da maconha.

Marina precisa aprender com a ex-senadora Heloísa Helena, católica praticante e pertencente a um partido ultrarradical. Heloísa Helena declarou peremptoriamente: "Sou contra o aborto!" Na audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, deu um verdadeiro show, não apenas à luz de questões religiosas, como também científicas. Ela mostrou a desgraça, a mazela, e uma das coisas que mais aborrecem a Deus: a força dos poderosos contra os indefesos.

Ao propor plebiscito, Marina está "jogando para a torcida", para ficar bem com os que são contra e com os que são a favor. SAI DE CIMA DO MURO, MINHA IRMÃ! QUE PLEBISCITO COISA NENHUMA! O povo brasileiro não tem todas as informações necessárias para decidir esta questão de maneira isenta. Temos toda a mídia a favor dessa nojeira do aborto. Com certeza vão jogar pesado para influenciar.

Cultivar uma vida cristã significa ser radical. Radical contra o pecado, contra esse sistema mundano dirigido pelo diabo. Como diz a Bíblia, transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. A palavra de Marina como cristã teria de ser apenas isto: "Sou contra o aborto e a legalização da maconha". Como faltaram convicção e firmeza em suas declarações, uma vez que o cristão tem de "mostrar a cara" posicionando-se de forma categórica contra o pecado, Marina perdeu meu voto. Já que não tenho tantas opções, votarei em Serra para presidente.

Infelizmente, Marina não nega suas raízes petistas.

Silas Malafaia
Pastor

Fonte: http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/atualidade/silas-malafaia-chama-marina-silva-de-dissimulada-e-declara-apoio-a-serra-1.351867

PASTOR SILAS MALAFAIA PUBLICA "MANIFESTO À NAÇÃO BRASILEIRA".

Inconformado com movimentos que tentam impedir a liberdade de imprensa, o pastor Silas Malafaia publica um manifesto nos principais jornais do Brasil nesta sexta-feira, 24 de setembro. Confira abaixo o texto na íntegra:


MANIFESTO À NAÇÃO BRASILEIRA
Os evangélicos e a liberdade de imprensa

O povo evangélico, nos últimos vinte anos, tem sido alvo de incompreensões, calúnias,discriminações e preconceitos em várias reportagens, tanto por jornais e revistas quanto por rádio e televisão e até mesmo pela internet.

A conclusão que muitos poderiam chegar é que nós seríamos os maiores interessados no cerceamento da liberdade de imprensa e seu patrulhamento pelos órgãos governamentais. ABSOLUTAMENTE NÃO! MIL VEZES NÃO!

Eu mesmo já sofri muito com o que acabei de relatar acima. Mas nem assim, tão sujeito a ser caluniado, difamado ou incompreendido por meus atos e pelos princípios que defendo, posso concordar com qualquer movimento que venha impedir a LIBERDADE DA IMPRENSA.

A imprensa livre é fundamental para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Só aqueles que querem sustentar ideologias ultrapassadas e antidemocráticas desejam exercer patrulhamento ideológico, cercear garantias individuais da cidadania e tentar colocar mordaça na imprensa.

Dentro de poucos dias, vamos ter direito a um dos atos mais importantes como cidadãos: VOTAR e escolher os nossos representantes em Brasília e em nossos Estados.

Não podemos errar. Precisamos saber, com muita clareza, em quem votar, analisando os princípios defendidos pelos que pleiteiam cargos eletivos. E os órgãos de imprensa são importantíssimos para ajudar em nossas análises e decisões. E isto só é possível com uma imprensa livre e isenta.

Nem o Presidente da República, partidos políticos, líderes religiosos, qualquer segmento da sociedade ou mesmo a imprensa são, isoladamente, os donos da opinião pública.

No dicionário Houaiss, há uma definição exemplar do que é opinião pública: “É o acordo da totalidade, ou grande maioria, das opiniões de uma coletividade sobre questões de interesse geral”.

Não tenho autoridade para falar em nome de todos os evangélicos do Brasil que representam aproximadamente 25% da população, mas tenho absoluta convicção de que a quase totalidade é a favor de um ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e, para isto, é inconcebível ao nosso país não ter uma  IMPRENSA LIVRE.

Pr. Silas Malafaia
Associação Vitória em Cristo"

Fonte: http://www.vitoriaemcristo.org/_gutenweb/_site/pg_noticias.cfm?cod_materia=296

NÃO VOTAR. GAÚCHOS E BRASILEIROS, NÃO VOTEM EM QUEM AUMENTA IMPOSTOS

Não vote em quem aprovou a CPMF(em vermelho), é bem provável que voltem a meter a mão no seu bolso. 
Resultado da votação CSS (Ex CPMF)
Rio Grande do Sul (RS)
ParlamentarPartidoBlocoVoto
Adão PrettoPT   Sim
Afonso Hamm PP
 
Não

Beto Albuquerque
PSB PsbPdtPCdoBPmnPrb Sim

Cezar Schirmer
PMDB PmdbPtc Sim

Claudio Diaz
PSDB
 
Não

Darcísio Perondi
PMDB PmdbPtc Sim

Eliseu Padilha
PMDB PmdbPtc Sim

Germano Bonow
DEM
 
Não

Henrique Fontana
PT
 
Sim

Ibsen Pinheiro
PMDB PmdbPtc Sim

José Otávio Germano
PP
 
Sim

Luciana Genro
PSOL
 
Não

Luis Carlos Heinze
PP
 
Não

Luiz Carlos Busato
PTB
 
Sim

Manuela DÁvila
PCdoB PsbPdtPCdoBPmnPrb Sim

Marco Maia
PT
 
Sim

Maria do Rosário
PT
 
Sim

Mendes Ribeiro Filho
PMDB PmdbPtc Sim

Nelson Proença
PPS
 
Não

Onyx Lorenzoni
DEM
 
Não

Paulo Pimenta
PT
 
Sim

Paulo Roberto
PTB
 
Sim

Pepe Vargas
PT
 
Sim

Pompeo de Mattos
PDT PsbPdtPCdoBPmnPrb Sim

Professor Ruy Pauletti
PSDB
 
Não

Renato Molling
PP
 
Não

Sérgio Moraes
PTB
 
Sim

Tarcísio Zimmermann
PT
 
Sim

Vieira da Cunha
PDT PsbPdtPCdoBPmnPrb Sim

Vilson Covatti
PP
 
Sim
Total Rio Grande do Sul: 30
Total A favor .........: 21


Total contra .........: 09

   

26 de setembro de 2010

Imperdível! Debate Presidencial da TV Record será hoje às 21h

Do r7.com

O debate entre os candidatos à Presidência da República que a TV Record vai promover hoje, domingo (26), às 21h, e que será transmitido ao vivo pelo R7, pode decidir se as eleições deste ano terminam no primeiro ou avançam para o segundo turno, avaliam os coordenadores das campanhas dos candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio.

Leia mais: http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/debate-da-tv-record-sera-decisivo-para-definir-as-eleicoes-20100924.html

25 de setembro de 2010

O PSOL E O APOIO AO PAULO PAIM DO PT

Sabe aquela estória de que o PSOL é dissidente do PT , com o qual mantém sérias divergências, utilizando como prova o fato de que alguns de seus fundadores como: Heloisa Helena, Luciana Genro e Babá foram expulsos do PT por não concordarem, principalmente com a reforma da previdência proposta e aprovada pelo PT, reforma que contou  com o  voto de Paulo Paim que preferiu permanecer no PT e subordinar-se  a orientação do partido?

Pois é, pura cascata. O PSOL gaúcho acaba de abrir mão da candidatura de Luiz Carlos Gonçalves Lucas ao senado, e passou a pedir votos para o candidato do partido que os renegou: o senador Paulo Paim do PT.

Paim se diz surpreendido pelo apoio, não creio que seja assim, entendo sim, que a possibilidade dele ficar fora do senado desencadeou um batalha pelo voto, e o apoio do PSOL é um desdobramento desta batalha.

Ao fim e ao cabo, o PSOL é o PT e o PT inclui o PSOL, chego a pensar que o PSOL é ou foi o plano B do PT, uma tentativa de manter na seara da esquerda, a ideia de monopólio do patrimônio da ética e da moral (a esquerda nunca teve este patrimônio) .

A relação do PT e do PSOL no Rio Grande do Sul é uma relação de pai para filha. O PSOL perseguiu e persegue a governadora Yeda Crusius com munição fornecida pela máquina pública, com destaque para polícia federal sob o comando de Tarso Genro. Era preciso destruir a possível candidatura de Yeda a reeleição, e o PT e o PSOL demonstraram uma sintonia, no mínimo, discutível. A governadora ainda está em pé e luta para reaver seu patrimônio político.

Escrevi um post sobre um projeto do senador Paulo Paim, que por motivos obvios ele não divulga na sua propaganda política. Não deixe de ler  "SENADOR PAULO PAIM QUER METER A MÃO NO SEU BOLSO. SAIBA COMO. ".

24 de setembro de 2010

YEDA CRUSIUS. A DAMA DE FERRO DO RIO GRANDE DO SUL

Yeda Crusius e Margareth Tatcher
" ... infelizmente muita gente do PT utiliza o processo eleitoral de forma muito desqualificada, de forma muito despolitizada, interna e externamente. Quando se é candidato de outra corrente diversa da de outro militante (correntes dentro do PT), a gente também acaba sofrendo essas consequências, a desqualificação. Essa desqualificação muitas vezes é política, mas às vezes é pessoal, é uma tentativa de criar-se constrangimento para quem apóia o candidato X ou Y. Essa desqualificação faz parte de um certo número de militantes petistas, não de todo o PT. Eu senti isso na pele durante vários embates que tive dentro do PT, com a mesma virulência, e a mesma intensidade, com o mesmo nível de despolitização que normalmente é usado para com os adversários externos. Ou seja, é o adversário da ocasião que acaba sendo vítima desse processo de desqualificação" José Fortunati, fundador e ex-petista, em livro jornalístico com o título "O fascínio da Estrela".

A governadora Yeda, assim como Margareth Tatcher ex-primeira ministra da Inglaterra, de forma obsessiva, busca por todos os meios, governar o estado visando tornar a máquina estatal mais eficiente, e menos onerosa aos contribuintes, e ao mesmo tempo tornar o estado atraente aos investidores nacionais e internacionais.

Seu sucesso na administração do estado é público e notório, atraindo o ódio e o rancor do PT e seu êmulo: o  PSOL. Tatcher se tornou uma das parlamentares mais combatidas pelo Partido Trabalhista do Reino Unido, de oposição, que criticava severamente as idéias econômicas baseadas em uma política liberal que Thatcher defendia, Yeda pela grandeza da sua obra, sofreu os maiores e mais brutais ataques orquestrados e perpetrados ao longo dos últimos anos, com o único objetivo de "extirpá-la" da política. Esta mesma estratégia foi usada com sucesso durante o governo Antônio Brito, resultando, na minha opinião, na saída do cenário político de um dos melhores governadores, cuja obra só não é maior porque o ex-governador petista Olívio Dutra, vulgo "exterminador do Futuro" ,  mandou a FORD embora para Bahia no acontecimento que eu denomino "A MALDADE SEM PERDÃO"

O PT se apresentando como uma opção para o Rio Grande do Sul é compreensível, é do jogo democrático, o que não é admissível é que obtenha , segundo prognósticos dos institutos de pesquisas eleitorais, número de votos que o qualificam a uma vitória já no  primeiro turno.

Yeda já provou ser uma grande estadista, superou todas as perseguições, muitas delas de cunho pessoal, manteve a serenidade e com muita personalidade se manteve viva e ativa, merecendo a admiração de todos os gaúchos.

Até quando os gaúchos serão manipulados pelo PT? Até quando o partido mestre em sujar reputações e destruir biografias, lançando mão da injúria, calúnia , difamação e mentira, conseguirá afastar do cenário político, pessoas dignas, penalizadas por sua competência e brilho pessoal?

Vamos dar uma basta nesta prática odiosa, vamos mostrar ao PT e seus candidatos que valorizamos a boa politica, a politica que une todos os gaúchos, que conta com todos os cidadãos para a construção de um estado mais justo e promissor, onde nossos filhos e netos possam viver sem ódios nem rancores, onde a diversidade seja valorizada, enfim, um estado sem radicalismos.

Para o Rio Grande do Sul continuar crescendo e se desenvolvendo em um ambiente de entendimento e cordialidade, não vote em Tarso Genro,  não permita que os responsáveis pela "MALDADE SEM PERDÃO", a perda da FORD e mais de 800 empresas durante o governo de Olívio Dutra, retornem ao governo do estado.

Diga não ao PT, partido dos mensaleiros (Valerioduto ou PTduto, R$ 1.200.000,00 para campanha de 2006, incluindo Tarso Genro para governador. Sobre este assunto leia meu post "PT GAÚCHO. O CRIME COMPENSOU. MAIS MOTIVOS ALÉM DA MALDADE SEM PERDÃO"), partido dos aloprados, dos dólares na cueca, da Erenice Guerra, filhos e amigos, da Dilma "camarada de armas" do Zé Dirceu e avatar de Lula, do Lula amigo, colaborador e admirador de ditadores,  partido que tem ligações com as FARC, partido que não suporta a liberdade de imprensa, partido da visão tacanha que não reconhece no outro o direito de existir e divergir.

Nem mesmo Cristo me tira essa vitória - Dilma

23 de setembro de 2010

notalatina: Morre um homem mau, e a Colômbia respira um ar mais puro

Por Graça Salgueiro

O Notalatina, em seu mês de aniversário, não poderia deixar de publicar a notícia de maior repercussão mundial e que enche de alívio e júbilo não só os colombianos que padeceram nas mãos de um dos maiores criminosos das FARC, mas também pessoas de bem que desejam sinceramente ver a Colômbia sem guerra, sem terrorismo, sem narco-tráfico. A morte de Víctor Julio Suárez Rojas, conhecido como “Jorge Briceño Suárez” ou “Mono Jojoy” em La Escalera, La Macarena, Meta, hoje, representa um abalo na cabeça da guerrilha terrorista comparável a um cismo de 8 graus ou mais. E isto deve-se ao laborioso trabalho que desenvolvem os serviços de Inteligência dos gloriosos Exército e Polícia da Colômbia, que apenas recebem o respaldo do presidente Juan Manuel Santos e do ministro da Defesa, Rodrigo Rivera.

No domingo passado a Força Tarefa Omega já havia dado baixa a 27 guerrilheiros da Frente 48 das FARC, dentre os quais Sixto Cabañas, cognome “Domingo Biojó”, chefe dessa frente, John Freddy García, cognome “Pitufo”, quarto cabeça de Frente, “Caballo”, “Segundo Cuéllar” e María Victoria Honojosa, cognome “Lucero Palmera”, amante de Simón Trinidad que está encarcerado nos Estados Unidos. Hoje especula-se que a filha desse casal, ao que tudo indica, também estava no local e morreu no bombardeio, ainda por ser confirmado pela perícia técnica que examina o DNA.

No ataque de hoje havia dois guerrilheiros muito importantes dentro da organização mas ainda não se tem a confirmação de suas mortes: “Mauricio”, o médico, e que há tempo acompanha Jojoy por causa da sua diabetes, e “Romaña”, que fazia parte do Estado Maior e foi comandante de várias frentes do Bloco Oriental das FARC.

Jojoy tinha a seu redor várias centenas de guerrilheiros em mais de um anel de segurança e vivia movendo-se em círculos entre Cundinamarca, Meta e Huila para fugir da perseguição das Forças de Segurança mas, enquanto vários dos cabeças buscavam refúgio no Equador e Venezuela, Jojoy preferiu ficar concentrando-se nos locais que conhecia bem, que eram a serra de La Macarena e o páramo de Sumapaz. Em fevereiro desse ano ele perdeu 40 de seus 50 guardiãs. No ano passado descobriu-se um de seus refúgios, numa caverna debaixo da terra, a qual ele havia abandonado há pouco. Sua morte chegou a ser anunciada várias vezes, tamanha a proximidade do ataque, mas depois era desmentida.

Com as mortes de “Marulanda”, “Raúl Reyes”, “Iván Ríos” e vários chefes importantes como “Edgar Tovar”, “Negro Acacio”, “Buendía”, “Gaitán”, “Negro Arturo”, “Negro Antonio”, “Cesar”, “Martín Sombra”, etc., Jojoy foi ficando cada vez mais só e isolado, sobretudo porque suas relações com “Alfonso Cano” nunca foram boas, uma vez que Cano, mesmo antes de se tornar o chefe máximo da guerrilha, sempre esteve no comando político, enquanto que Jojoy era o máximo chefe militar. Eram dele os projetos de todos os ataques terroristas, como o da base policial de Mitú (onde foram seqüestrados o Major Julián Guevara que faleceu de maus tratos em cativeiro e cujos restos só foram entregue este ano à sua mãe; o intendente Jonh Frank Pinchao que fugiu, entre outros), o do Clube El Nogal, o de Bojayá, onde um cilindro-bomba foi jogado dentro de uma igreja repleta de mulheres, crianças e idosos, cujos corpos ficaram dilacerados e grudados nas paredes do restou da ingreja. Junto com “Romaña”, Jojoy foi um dos fundadores da idéia de seqüestros massivos de personalidades que eles classificavam como “permutáveis”, como militares, policiais e políticos.
 
(...)
 
No link abaixo, leia a matéria completa com uma análise do que representa este abate e dois vídeos: o primeiro, mostrando como se deu a operação, e o segundo, declarações do presidente Juan Manuel Santos sobre o ocorrido. Não deixem de assistir

notalatina: Morre um homem mau, e a Colômbia respira um ar mais puro

FARC - Cerco al 'Mono Jojoy' deja 34 guerrilleros muertos

http://www.caracol.com.co/

Enero 5 de 2010.
 
Las autoridades desplegaron una gigantesca ofensiva con el propósito de neutralizar a Jorge Briceño alias el "Mono Jojoy", hasta el momento en esas operaciones conjuntas han muerto 34 guerrilleros pertenecientes a los frentes que protegen al jefe militar de las Farc.


En seis días de operaciones permanentes la Fuerza de Tarea Conjunta Omega ha venido realizando un cerco en los departamentos de Guaviare, Meta, Caquetá y Cundinamarca. En los bombardeos y combates han muerto 34 guerrilleros, 15 han sido capturados y 8 se han desmovilizado.

Apoyando las Fuerzas Especiales del Ejército se encuentra la Fuerza Aérea, el DAS e Inteligencia de la Policía, lo que se ha establecido es que las autoridades pretenden debilitar la estructura de seguridad de "Jojoy", por lo que han sostenido enfrentamientos con los frentes 52, 22, 15 y 43, inclusive ya han sido neutralizados cuatro cabecillas del frente que son claves para los movimientos del guerrillero por el suroriente del país.

El Comandante de la Quinta División del Ejército, General Juan Pablo Rodríguez, confirmó que las operaciones de este año están afectando los anillos de seguridad del jefe del Bloque Oriental.

El Oficial sostuvo que las operaciones no se detienen y con la información de los desmovilizados se están dando avances en el debilitamiento de la estructura de apoyo del secretariado.

Las autoridades han desplegado a la zona de seguimiento parte de la Fuerza de Tarea Conjunta Omega, conformada por cerca de tres mil hombres que son respaldados por las unidades y batallones de las zonas en las que avanza el seguimiento de la estructura más fuerte de las Farc en el país.

Nuevo golpe a las Farc en Cundinamarca

El Ejército señaló que en los recientes combates contra las Farc en límites entre Cundinamarca y Meta murió el segundo cabecilla del frente 51, quien había sido encargado por el secretariado de retomar el control del Sumapaz y el sur de Bogotá.

La Operación realizada por la Fuerza de Tarea Conjunta Omega permitió neutralizar al segundo Cabecilla del Frente 51 alias "El Negro Arturo" señalado de ser el autor intelectual de la muerte de dos ediles de Sumapaz y de la quema de vehículos en el departamento.

Según la información de inteligencia el guerrillero había reemplazado a alias "El Negro Antonio" y tenía como propósito reorganizar a las Farc en el centro del país.

Igualmente la comisión de la guerrilla, en la que seis de sus integrantes resultaron muertos y tres fueron capturados, se dedicaban a secuestros, extorsiones y reclutamiento de jóvenes para las Farc.

"El Negro Arturo" llevaba 17 años en las Farc y había coordinado los anillos de seguridad de los secuestrados incluyendo a Ingrid Betancourt liberada en la operación Jaque.
 
Fonte: http://www.caracol.com.co/nota.aspx?id=933490

MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA. LEIA E ASSINE

Juristas, atores e intelectuais se reuniram na tarde desta quarta-feira (22) em frente ao Largo de São Francisco, no Centro de São Paulo, para lançar um manifesto a favor da liberdade de imprensa e de expressão. Confira o documento, na íntegra:


MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.

É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

É inaceitável que militantes partidários tenham convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em valorizar a honestidade.

É constrangedor que o Presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há ‘depois do expediente’ para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no ‘outro’ um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia, mas um inimigo que tem de ser eliminado.

É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É deplorável que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.

Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para ignorar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.

Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.

Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.”

Para assinar clique aqui "Manifesto pela Democracia".

21 de setembro de 2010

O Brasil precisa da dose de paranóia construtiva

Por Oppenheimer ANDRES
O Miami Herald, 18 de setembro de 2010

Há um consenso entre os especialistas de política externa que o Brasil é a próxima potência mundial emergente. Talvez sim, mas só se puder superar um obstáculo doméstico, potencialmente fatal: a arrogância.

Essa foi uma das principais conclusões que tirei de um painel intitulado "Brasil: uma potência em ascensão", durante o encontro "Conferência das Américas" promovido conjuntamente por Miami Herald e Banco Mundial, na semana passada, onde vários especialistas debateram se o Brasil continuará inevitavelmente a sua ascensão meteórica para o destaque mundial.

Não há dúvida de que o Brasil está enrolado, pelo menos por agora. As coisas estão indo tão bem que até o presidente Luis Inázio Lula da Silva recentemente proclamou em tom de brincadeira que "Deus é brasileiro". Este ano a economia deverá crescer de forma saudável, algo em torno de 5%(cinco por cento), o país encontrou recentemente algumas das maiores reservas mundiais de petróleo offshore (na costa marítima ), o Brasil ganhou as concorrências para se tornar o anfitrião da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que dão aos brasileiros uma oportunidade única para promover o país no exterior.

A revista Time Magazine, em um excesso de otimismo jornalístico, recentemente nomeou Lula como "a pessoa mais influente do mundo.". O semanário britânico The Economist, já havia realizado uma reportagem de capa intitulada "Brasil decola",  destacando que em algum momento nos próximos 14 anos, o Brasil deverá subir do seu status atual de oitava economia do mundo para a quinta economia, superando a Grã-Bretanha e a França.


PAÍS PREVISÍVEL

Este mês dois novos livros foram publicados nos Estados Unidos: "Brasil em ascensão", pelo repórter do New York Times Larry Rohter e o "Brasil Novo", pela Universidade Johns Hopkins, pelo professor Riordan Roett . De forma geral, eles concordam com tais projeções otimistas. No painel sobre o Brasil na Conferência das Américas, os participantes salientaram que o Brasil tornou-se finalmente um país previsível, onde os governos sucessivamente mantiveram políticas econômicas nos últimos 16 anos, gerando confiança e um quadro crescente de investimentos nacionais e estrangeiros.

Isso não vai mudar após as eleições presidenciais do próximo mês, que provavelmente será vencida pela candidata do partido de Lula, Dilma Rousseff. Vários palestrantes apontaram para os perigos potenciais, incluindo uma infra-estrutura ultrapassada, e os níveis de educação deficiente. Alguns advertiram que se o PT, partido do governo, ganhar de forma contundente, pode tornar-se tão confiante ao ponto de ressuscitar as políticas nacionalistas-estatistas do passado, e que Dilma Rousseff, se eleita, pode não ter o carisma de Lula para conter os ultra-esquerdistas de dentro do partido.

"Uma coisa que me preocupa um pouco é que eu vejo no Partido dos Trabalhadores um pouco de triunfalismo", disse Rohter, que foi um dos painelistas. "Há quase um orgulho, um sentimento de que inventaram a roda, e nenhuma vontade de reconhecer o papel que o boom das commodities tem desempenhado para o sucesso dos últimos 16 anos. Isso está levando alguns setores do partido a pensar que o Brasil pode continuar crescendo sem investimentos estrangeiros em áreas fundamentais, como o petróleo e agricultura.".


POPULAÇÃO TRANQUILA

Perguntei a Rohter se a arrogância vai inviabilizar os recentes progressos do Brasil? Ele disse que duvida, porque apesar do triunfalismo de alguns setores do governo, a população do Brasil continua tranquila, se não cética. Rohter diz que uma das coisas saudáveis que aconteceu é que os brasileiros não estão mais falando sobre o Brasil como "país do futuro", mas como a quinta potência. Isso é um objetivo muito mais realista.


Minha opinião: Eu espero que Rohter esteja certo, porque uma das coisas que eu observei em minhas viagens recentes a China e a Índia é que as duas potências mundiais emergentes têm uma coisa em comum: a crença generalizada de que eles estão atrás de outras potências mundiais praticamente em tudo. Em quase todas as entrevistas com os funcionários chineses e indianos, fiquei impressionado com a preocupação de que seus respectivos países não estão a expandir sua educação, ciência e tecnologia mais rápido que outros países, e que eles estão ficando para trás. Eu não vi a mesma humildade em entrevistas com autoridades brasileiras.

Os chineses e os indianos têm uma saudável dose de paranóia construtiva, que leva a melhorar constantemente a si próprios. A menos que o Brasil adote a mesma atitude e evite o comodismo,  tido como inevitavel, e que pode resultar de tantas profecias sobre as origens do Brasil, nunca se tornará uma potência mundial emergente de verdade. 

Fonte: http://diplomatizzando.blogspot.com/2010/09/o-ego-inflado-do-brasil-ja-se-sabe-por.html
Original em inglês: Miami Herald

20 de setembro de 2010

LULA ATACA IMPRENSA E ANJ REBATE EM NOTA

Nota oficial da ANJ sobre as declarações do presidente Lula a respeito do papel da imprensa


O presidente Lula afirmou no dia 18 de setembro, em Campinas, que “vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partido político”, dizendo, em seguida, ainda referindo-se à imprensa, que “essa gente não me tolera”.

É lamentável e preocupante que o Presidente da República se aproxime do final de seu segundo mandato manifestando desconhecimento em relação ao papel da imprensa nas sociedades democráticas. Mais uma vez, provavelmente levado pelo calor de um comício, o presidente Lula afirmou neste sábado, em Campinas, que “vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partido político”, dizendo, em seguida, ainda referindo-se à imprensa, que “essa gente não me tolera”.

É lamentável que o chefe de Estado tenha esquecido suas próprias palavras, pronunciadas no Palácio do Planalto, no dia 3 de maio de 2006, ao assinar a declaração de Chapultepec (um documento hemisférico de compromisso com a liberdade de imprensa). Na ocasião, ele declarou textualmente: “... eu devo à liberdade de imprensa do meu país o fato de termos conseguido, em 20 anos, chegar à Presidência da República do Brasil. Perdi três eleições. Eu duvido que tenha um empresário de imprensa que, em algum momento, tenha me visto fazer uma reclamação ou culpando alguém porque eu perdi as eleições.”

O papel da imprensa, convém recordar, é o de levar à sociedade toda informação, opinião e crítica que contribua para as opções informadas dos cidadãos, mesmo aquelas que desagradem os governantes. Convém lembrar também que ele jamais criticou o trabalho jornalístico quando as informações tinham implicações negativas para seus opositores.

20 de setembro de 2010

Fonte: http://www.anj.org.br/sala-de-imprensa/nota-oficial-da-anj-sobre-as-declaracoes-do-presidente-lula-sobre-o-papel-da-imprensa/view

PASTOR SILAS MALAFAIA REBATE CARTA DE EVANGÉLICOS PETISTAS

Declaro que o "cristianismo de justiça social" é apostasia. Seus adeptos abandonaram a fé por uma causa e sua religião se tornou superficial e pretexto. Embora alguns sejam cristãos desorientados, outros (como Jim Wallis) são, de cabo a rabo, impostores marxistas. Erik Rush

Reproduzo abaixo, texto publicado no site  http://www.vitoriaemcristo.org/, aqui

Pr. Silas recebe carta de integrantes do PT e responde

17/09/2010 17:00

No programa Vitória em Cristo exibido no dia 11 de setembro deste ano, o pastor Silas Malafaia sugeriu que os telespectadores assistissem ao vídeo do Pr. Paschoal Piragine (http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI) sobre as eleições 2010. Nele, Piragibe criticou o PT e pediu aos internautas para não votarem em nenhum candidato do partido.

A repercussão foi tão grande que, até o fim da tarde desta sexta-feira (17/09), o vídeo postado no youtube já havia sido assistido por mais de 1,6 milhão de pessoas. O fato motivou integrantes do Partido dos Trabalhadores a enviarem uma carta ao pastor Silas Malafaia, alegando: "Não é verdade que deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão."

Em resposta, o pastor Silas Malafaia saiu em defesa do vídeo e afirmou em carta enviada aos integrantes do PT: "Espero que, se Dilma ganhar, vocês que são cristãos não fiquem envergonhados, e não se calem diante de coisas que viram por aí, e que só o tempo poderá nos mostrar."


Leia abaixo, na íntegra, a carta enviada pelo PT e, em seguida, a resposta do pastor Silas Malafaia:


CARTA ENVIADA POR INTEGRANTES DO PT


“Prezado Pr. Silas Malafaia
Graça e Paz!

Somos evangélicos e tomamos conhecimento da Vossa orientação no programa exibido em 11/09/2010, para que os expectadores assistissem ao vídeo do Pr. Paschoal Piragine, que pede aos cristãos não votar nos candidatos do Partido dos Trabalhadores do qual fazemos parte.

O Pr. Paschoal Piragine é bastante conhecido e o temos como uma pessoa íntegra que esteja considerando que as informações que possui contra o PT sejam realmente verdadeiras. Entretanto, trata-se de afirmações que não correspondem com a realidade.

Diante do conteúdo vídeo, gostaríamos de esclarecer que:

Não é verdade que um parlamentar do PT não pode descumprir uma deliberação coletiva do partido por uma questão religiosa ou de foro íntimo. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT:

“Art. 13. São direitos do filiado:

XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.”

Não é verdade que deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão. Em função desses problemas eles foram punidos pelo PT, o que os levou a mudarem de partido.

Não é verdade que o PT possui uma orientação pela legalização do aborto. Em seu IV Congresso, o PT modificou a resolução que falava de aborto e estabeleceu para o atual programa de governo da Dilma o seguinte texto: “Promover a saúde da mulher, os direitos sexuais e direitos reprodutivos: O Estado brasileiro reafirmará o direito das mulheres ao aborto nos casos já estabelecidos pela legislação vigente, dentro de um conceito de saúde pública”.

O Plano Nacional de Diretos humanos é elaborado pela sociedade por meio dos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, mas não é uma novidade do governo Lula. O primeiro plano foi publicado através do Decreto número 1.904, de 13 de maio de 1996, e o segundo através do Decreto número 4.229, de 13 de maio de 2002. Em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade. Diante disso seria um equívoco afirmar que todos os méritos e deméritos do PNDH 3 é de responsabilidade do governo Lula ou do PT.

O conteúdo apresentado no vídeo não corresponde, portanto, com a realidade do que está sendo defendido pelo PT. Podemos pegar os posicionamentos do PT e comparar com o conteúdo do vídeo e observaremos que não existe veracidade. Um exemplo bastante claro é a questão da pedofilia. Não conhecemos nenhum parlamentar, de nenhum partido político, ou algum grupo social que defenda a pedofilia. Atribuir uma acusação dessa natureza ao PT é de extrema injustiça.

Até o dia 13/09/2010 já houve mais de um milhão, duzentos e cinquenta mil acessos ao vídeo disponibilizado na internet. Diante desses fatos nos sentimos extremamente injustiçados e pedimos que os esclarecimentos fossem veiculados em seu próximo programa.

Desde já agradecemos um retorno.


Na Graça de Deus!
Gilmar Machado
Candidato a Deputado Federal – PT/MG – Igreja Batista Central de Uberlândia

Isaac Cunha
Candidato a Deputado Estadual – PT/BA – Primeira Igreja Batista

Joaquim Brito
Candidato a Vice-Governador de Ronaldo Lessa - PT/AL – Igreja Batista do Pinheiro

Walter Pinheiro
Candidato ao Senado – PT/BA – Igreja Batista da Pituba

Wasny de Roure
Candidato a Deputado Distrital – PT/DF – Igreja Batista do Lago Norte”


RESPOSTA DO PR. SILAS MALAFAIA

“Sr. Geter Borges e Candidatos do PT,

Já que vocês me enviaram um e-mail apresentando defesa do Partido dos Trabalhadores em relação às questões que o pastor Paschoal Piragine levanta, gostaria de contraditar a argumentação de vocês. Antes de fazê-lo, quero deixar bem claro que não tenho restrições pessoais ao PT ou a qualquer outro partido. Os meus questionamentos têm a ver com os princípios que defendo, independente de partidos políticos. Esclareço também que sou amigo pessoal de Walter Pinheiro. Em duas eleições passadas, eu o ajudei. Já o citei várias vezes em meu programa de TV como exemplo de cristão na política. Ele tem a liberdade de usar a minha imagem na sua campanha, o que permito de maneira muito restrita a pouquíssimos candidatos.

Vamos aos fatos:

1. O deputado que saiu do PT, saiu por ter posição cristã contrária aos princípios do partido. E se não saísse, seria expulso.

2. O PT está na vanguarda da defesa do aborto e da PL 122. Estes são fatos reais, verdadeiros. Inclusive, no último dia antes do recesso parlamentar no senado no ano de 2009, se não fossem os senadores Magno Malta e Demóstenes Torres, a líder do PT teria aprovado na calada da noite, por voto de liderança, a PL 122. Isto é uma vergonha, e vocês querem que a liderança evangélica fique quieta!

3. O PNDH3 foi enviado ao congresso pelo Sr. Presidente da República no dia 21/12/2009, e a vergonha é que, nesse documento, em vários pontos, só houve recuo em alguma coisa devido à pressão violenta da igreja católica. O PNDH3, sim senhor, é responsabilidade do governo Lula e do PT.

4. Lamento dizer, mas a verdade absoluta é que os princípios cristãos são inegociáveis para nós. Quanto a isto, o PT está do outro lado. Quero ser franco e honesto: eu só não entrei de cabeça na campanha do Serra, porque também não vi nele garantias de respeito a esses princípios. Nas duas vezes em que fui convidado para participar de audiências públicas pela Comissão de Constituição e Justiça, na primeira vez, que foi sobre a questão do aborto, os deputados que estavam defendendo a legalização do mesmo, eram do PT. Na segunda vez, no Estatuto das Famílias, os deputados do PT estavam defendendo a inclusão dos homossexuais a fim de beneficiá-los na adoção de crianças. Esta é a verdade nua e crua.

Espero que, se Dilma ganhar, vocês que são cristãos não fiquem envergonhados, e não se calem diante de coisas que virão por aí, e que só o tempo poderá nos mostrar. Sinceramente, honestamente, gostaria de estar equivocado em relação às posições do PT. Não ficarei triste se o tempo mostrar que estou equivocado nestas questões, porque no tempo presente, elas são a realidade dos fatos.

Um forte abraço!
Na paz de Cristo,
Silas Lima Malafaia”

*** *** ***
Ainda sobre esta manifestação do Pastor Silas Malafaia, leia o artigo publicado no blog  juliosevero.blogspot.com:

Televangelista Silas Malafaia rebate carta de evangélicos do PT
Mas acaba defendendo um dos que assinaram a carta que mentiu sobre PT e aborto

Leia tambem: Pastor brasileiro é ameaçado pelo governo por se opor às políticas pró-aborto

19 de setembro de 2010

OS MORTOS PELA GUERRILHA QUE LUTAVA POR OUTRA DITADURA

Folha de S. Paulo - 3 de maio de 1998 - Caderno "Mais" A militante da ALN Lídia Guerlenda recorda como o roubo de uma pistola por guerrilheiros transformou-se em tragédia .

MARIO CESAR CARVALHO
da Reportagem Local


Lídia Guerlenda, hoje médica em Registro, no interior de São Paulo, teve um sonho em que apontava uma pistola Luger para a cabeça do delegado e torturador Sérgio Paranhos Fleury e na hora H a arma falhava.

Em 1971, quando ela e outros militantes da ALN(*)  foram roubar o revólver de dois guardas-noturnos em São Paulo, a arma dos guerrilheiros não falhou e os guardas foram mortos, como ela conta no trecho abaixo.
"Fomos expropriar um 38 de um guarda-noturno. Em Santo Amaro, numa travessinha da Granja Julieta. Sabíamos que tinha um guarda que andava armado. Antônio Carlos Bicalho Lana com a metralhadora. Uns e Outros no volante. Eu e o Portuguesinho na externa. Foi uma tragédia. O guarda achou que era um assalto à casa. Então deu uns passos pra trás em direção à porta da casa, já gritando: "Não tem nada dentro, a casa está vazia, não tem nada dentro'. Eu e o Portuguesinho, cada um com um 38, fomos pra cima render o guarda. "Mãos pra cima. Dá aqui essa arma.' O guarda não entendeu muita coisa, ficou apavorado e começou a guinchar. Eu nunca esqueço isso. Ele guinchava igual a um animal ferido. Eu e o Portuguesinho não tivemos iniciativa. O Lana percebeu a vacilada, saiu com a INA e acabou dando uma coronhada na cabeça dele. Mas ele tirou a arma e atirou. O Uns e Outros, no volante do carro com uma 9 milímetros, atirou pro lado onde ele estava e em seguida pro outro lado onde apareceu outro guarda. Eram dois irmãos. Morreram os dois. Tinham vindo do Nordeste há pouco tempo para trabalhar em São Paulo.

Entramos todos no carro e fomos embora. Nem a arma pegamos. Apavorados. Eu, porque fiquei com a arma na mão, achando que não precisava tudo aquilo. Portuguesinho também. Eu cheguei na pensão em que eu morava, guardei a arma e vomitei, vomitei e vomitei. "Ai, meu Deus do céu. Se for isso aqui, acho que não vai dar certo.' Eu orava num quarto de pensão na Sumaré. Isso ocorreu em janeiro ou fevereiro de 71. Foi uma sensação muito ruim nos dois sentidos."

(Depoimento de Lídia Guerlenda)
**** ****
(*) Ação Libertadora Nacional (ALN) foi uma organização guerrilheira, revolucionária brasileira de tendência comunista que empreendeu luta contra o regime militar no Brasil (1964-1985).

Muitos militantes, que começavam a questionar o tipo de atuação da ALN, foram desestimulados a desistir pelo, exemplo do que ocorreu com Márcio Leite Toledo, que ao questionar as ações da ALN , foi executado pelos companheiros. Para os militantes só restava um caminho: a permanência na organização até a "queda", por morte ou prisão.(http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2113&Itemid=78 )


Leia mais...
Fonte: http://prof.reporter.sites.uol.com.br/mariocesar.htm

LULA, DILMA E O PT - HEGEMONIA, TOTALITARISMO E "A SOLUÇÃO FINAL"

A mais importante, lúcida e competente analista de  política do Brasil, Dora Kramer, vai ao ponto ao sintetizar suas análizes sob o título "A Solução Final". Segue artigo seu, publicado no estadão, aqui.

Dora Kramer - O Estado de S.Paulo


A alternância está fora dos planos de poder do cidadão Luiz Inácio da Silva, atual e em breve ex-presidente da República Federativa do Brasil.

Há muito isso é uma suspeita, mas a partir desta campanha eleitoral tornou-se mera constatação. Inebriado pelo sucesso, Lula deixa à mostra sua grande fera: a obsessão pela unanimidade que se traduz em vocação para o totalitarismo.

Quem diz isso é o próprio Lula. Quando prega a destruição de um partido de oposição, como fez em relação ao DEM em cima de um palanque em Santa Catarina, e quando manda sua tropa investir forças na eleição de um Senado "mais amigo" para a possível sucessora, Dilma Rousseff.

Lula pretende que o eleitorado "extirpe" o DEM da política brasileira porque o partido fez oposição cerrada a ele. Note-se que não fala em derrota eleitoral nem política, mas em extinção, destruição, aniquilamento.

Quer dizer, assim como imprensa boa é imprensa inerte, na visão dele oposição boa é oposição morta.

Quanto ao Senado, note-se que o presidente não deseja para o País um Parlamento de melhor qualidade, mas um Poder Legislativo mais dócil ao Poder Executivo. A falta de preocupação com a qualificação de cada um ficou patente quando da prisão do candidato ao Senado pelo Amapá, Waldez de Góes, no dia seguinte ao presidente ter aparecido no horário eleitoral pedindo votos para ele.

Para que Lula necessita de um Senado "amigo", qual o projeto inovador, de fundamental importância que seu grupo político está pensando em apresentar ao Congresso que é repudiado pela oposição, que esteja acima de qualquer possibilidade de negociação política e, portanto, que precise de um batalhão de obedientes?

Especula-se que sem entraves na Casa revisora teria caminho livre para aprovar plebiscitos e alterações na Constituição que de outro modo não passariam, mas de concreto ninguém sabe de coisa alguma e de objetivo nada que seja benéfico para o conjunto da sociedade está fora do alcance da articulação política entre a base do governo e a oposição.

Sobram duas hipóteses: ou está sendo engendrado algo inegociável e que teria o repúdio da opinião pública, ou Lula quer construir uma maioria política acachapante para o deleite de exercitar a hegemonia de maneira absoluta, sem nunca mais precisar disputar coisa alguma de verdade, podendo entrar nas contendas com a parada ganha por antecipação.

De certo modo isso já mais ou menos acontece porque, se o detentor do poder não respeita a regra do jogo, tem dupla vantagem: os instrumentos e a falta de escrúpulos. E é exatamente assim que Lula se conduz na Presidência, usando a máquina e passando por cima da lei.

Nesse patamar de autoencantamento o risco é a pessoa perder de vez o senso de que o mundo não obedece a ordens dos homens e comece a atuar na lógica da insensatez, construindo um processo de dilapidação do próprio patrimônio.

Lula está no ápice e ficará no ápice e meio se conseguir eleger no primeiro turno uma pessoa sobre a qual pouquíssimo se sabe e sobre quem há mais referências negativas que positivas.

Significará que nem o céu é o limite.

Ocorre, porém, conforme a História nos conta, que ninguém pode tudo acima de tudo o tempo todo e o excesso dá expediente na antessala dos ...


Leia íntegra aqui.

O MITO DO SOCIALISMO DE MERCADO NA CHINA



Falácias acadêmicas, 13:
o mito do socialismo de mercado na China
Paulo Roberto de Almeida

Resumo: Discussão sobre a pretensa condição da China como economia “socialista de mercado”, considerada uma falácia para legitimar a autocracia política do Partido Comunista, ativamente engajado na transição ao capitalismo. Breve exame da trajetória chinesa desde a inauguração do regime comunista, em 1949, com uma pequena estatística das perdas humanas ao longo do processo, e das transformações incorridas desde a decisão de fazer a China
caminhar em direção ao capitalismo.

1. Introdução: uma falácia legitimadora da transição ao capitalismo Sessenta anos atrás, no primeiro dia do mês de outubro de 1949, Mao Tse-tung, líder dos comunistas chineses, anunciava a fundação  da República Popular da China, no seguimento da expulsão das tropas do general nacionalista Chiang Kai-chek do continente, depois de anos de guerra civil, dando início, assim, a um novo tipo de comando político na longa série histórica das dinastias chinesas. Depois de 4 mil anos de regime imperial e de algumas poucas décadas de sistema republicano anárquico, a partir de 1911, a China  começou a experimentar um novo tipo de monarquia absoluta: a comunista. Na verdade, nada de muito diferente, enfim, em relação aos tipos tradicionais de ‘despotismo oriental’ que sempre caracterizaram o assim chamado ‘Império do meio’.

De fato, as mudanças no plano político não foram tão importantes quanto a radical alteração no sistema econômico da velha China: a autocracia, temporariamente interrompida pelo experimento caótico da República de Sun Yat-sen, apenas continuou sua marcha ininterrupta, provavelmente intensificada, em direção a mais autocracia. Quanto ao sistema econômico, a China estava prestes a embarcar num dos mais espetaculares desastres econômicos já conhecidos na história humana: o modo socialista de produção, inteiramente concebido e implementado por homens de boa vontade (ainda que de vontade férrea, como convém a devotos convencidos).

Com efeito, se outros experimentos centralizadores e concentradores no domínio econômico também produziram pequenas e grandes catástrofes – como os sistemas fascistas do entre guerras, bem como o próprio socialismo soviético, convertido em escravismo moderno desde o início da industrialização forçada de Stalin – ao longo de suas histórias respectivas, poucas aventuras humanas igualaram o monumental fracasso econômico e social que foi o experimento socialista chinês, em sua modalidade específica de maoísmo delirante. A questão tem a ver mais com a dimensão própria da China – quase um quinto da humanidade e, até o século 18, praticamente um terço do PIB mundial – do que propriamente com a natureza do experimento, que seguia, em princípio, as recomendações marxistas e leninistas aplicáveis a essa espécie de aventura política, social e econômica.

Os historiadores – e os demógrafos, naturalmente – ainda não possuem os números definitivos, mas é provável que a trajetória maoísta no novo império socialista tenha provocado – entre mortes ‘morridas’ e mortes ‘matadas’ – algo como 50 a 60 milhões de vítimas, o que faz de Mao Tse-tung o campeão absoluto no registro das mortandades provocadas pelo homem ao longo do século 20, bem à frente de Hitler e de Stalin. Entre os mortos de fome e por canibalismo do “grande salto para a frente”, entre o final  dos anos 1950 e começo dos 60, passando pelos assassinados e massacrados da revolução cultural, de meados dessa década, e todos os encarcerados e reprimidos do Gulag chinês ao longo de 30 anos, o maoísmo conseguiu drenar como poucas dinastias antigas as veias da sociedade chinesa, mais em todo caso do que todas as hordas de hunos, de Gengis Khan a Tamerlão e outros bárbaros menos famosos (a popularidade deles sempre dependeu de Hollywood, como se sabe). (1)

(1 ) Uma tentativa de balanço, certamente ainda não definitiva até abertura dos arquivos do regime comunista chinês e até trabalhos mais acurados dos demógrafos profissionais, do custo humano do experimento comunista na China foi efetuada por Jean-Louis Margolin, no capítulo “Chine: une longue marche dans la nuit”, In: Stéphane Courtois et alii (orgs.), Le Livre noir du communisme(O Livro Negro do Comunismo). Crimes, terreur, répression (Paris: Robert Laffont, 1997).

Não é o caso de explicitar agora a longa sucessão de desastres que representou o  socialismo chinês, pois o que está em causa, aqui, é o mito do socialismo de mercado, explicitamente defendido como o modelo ideal pelos novos mandarins e, ....
 
Leia mais ...
 
Texto integral em PDF: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8295/4691
 
Fonte: http://www.pralmeida.org/

18 de setembro de 2010

MAIS PT, FORO DE SÃO PAULO E O VOTO CONTINENTAL

Acabo de ler uma notícia informando que Zelaya foi empossado como deputado do Parlacen (Parlamento Centro-americano) .  Leia parte desta matéria simpática ao bolivariano Zelaya com depoimentos dos amigos do Foro de São Paulo., integra aqui:

Nomeação de Zelaya como deputado do Parlacen inicia nova fase política em Honduras.

A nomeação do ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya como deputado de pleno direito do Parlacen (Parlamento Centro-americano) não representa apenas um reconhecimento político do seus status como mandatário, mas também dá espaço para seu possível retorno ao país de origem, segundo a coordenadora da Comissão Internacional da FNRP (Frente Nacional de Resistência Popular), Betty Matamoros.

Em entrevista ao Opera Mundi, Matamoros disse que a decisão do organismo centro-americano dá fim “às pretensões do também ex-presidente Roberto Micheletti de assumir o cargo”. Além disso, segundo ela, a nomeação representa um passo importante “para que Manuel Zelaya possa deixar o exílio”, já que de agora em diante terá imunidade parlamentar.

O ex-presidente hondurenho, que atualmente desempenha também a função de coordenador da FNRP, teve que abandona o país no dia 27 de janeiro deste ano, refugiando-se na República Dominicada, após uma passagem de quatro meses pela Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.


Integração

A nomeação de Zelaya para o cargo pode ser considerada também o início do caminho para o reestabelecimento da ordem democrática em Honduras e para a reativação do “processo de unidade e integração centro-americana que foi quebrado pelo golpe”, como disse o presidente da NIcarágua, Daniel Ortega.

O presidente nicaraguense alertou ainda sobre a presença de “forças extremistas” que planejaram e executaram o golpe contra Zelaya a nível nacional e internacional. “São essas forças que impedem o processo de integração de e unidade centro-americana, latino-americana e caribenha de avançar”, disse.

Zelaya, por sua vez, explicou que sua nomeação se deve aos princípios espresso na Carta Constitutiva do Parlacen, que prevê a integração imediata dos ex-presidentes da região. “Não pertencer a este organismo legislativo seria uma ameaça aos mecanismos de integração centro-americana”, esplico Zelaya.

Mesmo assim, o hondurenho fez questão de ressaltar que outros dois fatores essenciais para a resolução da grave crise política, social e ecômica que Honduras enfrenta são a criação de uma Assembleia Constituinte e seu regresso ao país, para poder exercer seus direitos e “ser interlocutor da oposição”.



Política hondurenha

Segundo Matamoros, diante dos recentes acontecimentos pode-se dizer que Honduras está emergindo em uma nova fase política.

A decisão do Parlacen aconteceu no mesmo dia em que a FNRP obteve um “extraordinário resultado na coleta de assinaturas” para exigir a criação de uma Assembleia Constituinte e “pedir o retorno de Zelaya e todos os outros hondurenhos exilados”, disse ela.

De acordo com Matamoros, mais de 1,3 milhão de assinaturas foram coletadas em todo o país. O documento será apresentado pela FNRP ao presidente de Honduras, Porifio Lobo, como forma de reivindicar o início de um diálogo político sobre Zelaya e a Assembleia.

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/


** ** **

Agora um contraponto com uma reportagem de revista VEJA.

Revista VEJA, 25/8/2010


O FORO DA MENTIRA

Em evento de esquerda organizado pelo PT e prestigiado pelo paranoico Manuel Zelaya, as inverdades encontram consenso

Duda Teixeira, de Buenos Aires.

Sem o tradicional chapelão de vaqueiro, o ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya esteve na semana passada no XVI Foro de São Paulo, encontro de partidos e organizações de esquerda da América Latina criado há vinte anos pelo presidente Lula e organizado até hoje pelo PT.

Em uma das solenidades, Zelaya fez um discurso sob medida para os esquerdistas que lotavam o auditório em Buenos Aires. Atacou as oligarquias, as multinacionais americanas. o Consenso de Washington, o sistema capitalista e o embargo econômico a Cuba. Foi aclamado de pé. No ano passado, Zelaya, um fazendeiro conservador que se converteu ao chavismo depois de eleito, tentou convocar um plebiscito em que os cidadãos decidiriam se a Carta Magna do país poderia ser mudada para dar-lhe o direito de buscar a reeleição. O Congresso e a Suprema Corte entenderam que, por uma cláusula pétrea da Constituição hondurenha, passível de deposição qualquer governante que tente se reeleger. Zelaya atropelou a Justiça e o Parlamento e se pôs, no melhor estilo do patrão Hugo Chávez, a organizar ilegal mente o referendo. Ele foi, então, legalmente apeado do poder em obediência à Constituição, mas ilegalmente levado para fora do país pelos militares. Em entrevista a VEJA, em Buenos Aires, Zelaya disse que “nunca tentou mudar a Constituição de Honduras”. Tentou. Agora tenta mudar a história.

A fauna do Foro de São Paulo esta convicta de que o planeta caminha para o comunismo. “Basta dar uma olhada no mundo para ver que o capitalismo entrou em colapso”, diz Betty Matamoros, da Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras. A primeira crise do capitalismo já foi descrita há quase dois séculos como o colapso definitivo do sistema. Mas ele continua. E se acabar mesmo algum dia, como preveem os profetas do apocalipse comunista, terá de ser reconstruído. Onde tem capitalismo tem crise. Onde não tem capitalismo se instala a miséria moral e material , processo a que se pode assistir agora de camarote na Venezuela.

O país capitaneado por Hugo Chávez é considerado modelo pelo Foro de São Paulo. A Venezuela será o único da América do Sul a encolher neste ano, o PIB vai ficar 3% negativo. O governo Chávez está construindo um paraíso socialista onde, a exemplo de Cuba, faltam comida, luz e liberdade individual. As perspectivas são de aprofundamento da pobreza da já carcomida sociedade venezuelana. O coronel Chávez precisa urgentemente providenciar um “bloqueio” para justificar seus fracassos. Fidel teve essa graça e há meio século engana as mentes fracas com a ideia de que a fazendinha não prosperou por causa do “bloqueio econômico” decretado pelos Estados Unidos. Ai, se o bloqueio acaba...!

Mesmo para alguns membros do foro ficou difícil negar que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se mantém com recursos do narcotráfico, “As Farcs não traficam drogas, apenas vendem proteção aos plantadores e traficantes porque eles invadiram o seu território”, diz Gloria Flores, do partido colombiano Pólo Democrático Alternativo. Ah, bom! Um relatório deste ano da ONU mostra que o grupo não só controla o cultivo e a produção, como trafica a cocaína pela fronteira com o Equador.

O desejo de diminuir os crimes das Farc faz sentido, pois o grupo terrorista já foi participante entusiasmado do Foro de São Paulo. O que, na semana passada, era negado de maneira incisiva pelos representantes do PT no encontro. Confrontados com documentos do próprio foro provando o contrário, os petistas desconversavam e diziam que não estavam presentes naquele tempo.

No Foro de São Paulo, as mentiras eram contadas em castelhano ou portunhol. No auditório, quatro chineses enviados pelo Partido Comunista aplaudiam muito tudo sendo gravado pela televisão iraniana. Sucesso de audiência garantido em Teerã. Só perde para o apedrejamento de adúltera.

** ** **
Voltei. Por muitos anos Olavo de Carvalho foi motivo de chacota e deboche,  principalmente vindo de esquerdistas, por denunciar o plano macabro das esquerdas internacionais em ressuscitar na américa do sul, o socialismo que acabara de desmoronar no leste europeu. e o silencio obsequioso da imprensa brasileira. A verdade se estabeleceu, e hoje, quando o poder e a influência do Foro de São Paulo já são praticamente continental, abrangendo quase toda a américa do sul , timidamente os jornais brasileiros começam a publicar matérias sobre o Foro de São Paulo.

Não deixe de ler essa máteria publicada recentemente no site folha.com:  Foro de São Paulo celebra iniciativas que aumentam controle da imprensa .

Sempre que o presidente do PT fala, a lógica se espanta

18/09/2010 às 17:23
Reinaldo Azevedo.

Sempre que o presidente do PT fala, a lógica se espanta

Num comício em Campinas, interior de São Paulo, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou, referindo-se à oposição:

“[são] falsos defensores da liberdade que acusam o senhor [Lula] de governar em cima de palanques, mas eles sentem falta dos que governavam em cima de tanques”.

Bobalhão! Zé Mané!

As pessoas que estão hoje na oposição ajudaram a construir a democracia mais do que as que estão na situação. O partido do sr. Dutra votou contra Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, expulsou os três deputados do partido que votaram a favor e se saiu com a desculpa de que só aceitava eleições diretas.

Vamos ser claros, não? A disputa era entre Paulo Maluf e Tancredo Neves. E o PT decidiu se abster. Verdade ou mentira?

“Ah, mas o sindicalista Lula foi importante para fraturar o regime…” Nunca ninguém lhe negou o seu papel, mas a democracia que temos foi fruto dos que investiram na reconstrução das instituições. Eleito deputado, a sua única grande obra foi acusar a existência de 300 picaretas no Congresso. Os comícios das diretas, que tornaram popular a causa, foram obra de governadores da oposição — que não eram do PT.

Bem, então poderíamos comparar biografias: a de Dilma, candidata do PT, e a de Serra, da oposição. Dilma, militante comunista, queria ditadura, não democracia. Se era contra os tanques no Brasil, era a favor dos tanques na União Soviética, em Cuba e onde mais se espalhasse o horror. E, como nunca fez um mea-culpa, deixa claro que considera ter feito o certo até hoje.

Dutra foi além:
“Estão tentando construir uma farsa para impedir o que o povo brasileiro já decidiu. Não adianta farsa, nem armação. Não adianta produzir manchetes contra nós”.

Produzir manchetes? Quer dizer que manchetes derrubam a ministra mais poderosa do governo? Foram as manchetes que empregaram toda a família de Erenice no governo? Foram as manchetes que fizeram brotar dinheiro vivo na Casa Civil?

Segundo a Folha Online, Dutra ainda chamou de “cabra” o consultor Rubnei Quícoli — que acusa o filho da ex-ministra Erenice Guerra, Israel, de cobrar propina para viabilizar negócios no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) — e disse que é de ficar indignado que se dê crédito para alguém que já respondeu por crimes diversos.

Epa! A ficha criminal de Quícoli é ao menos conhecida. A de Dilma foi trancada num cofre. Quem abriu as portas do palácio a alguém com aquela ficha? Certamente candidatos a ter uma folha corrida maior do que a dele, por crimes mais graves. E só para lembrar: Dilma não foi presa porque brincava com bonecas. Brincava com armas. Pertenceu a movimentos terroristas que mataram inocentes. A hipocrisia brasileira, inclusive de setores da imprensa, poupa-a de sua história, relevando só a heroína torturada — e é um absurdo que o tenha sido. Mas essa ferida o país curou, mandando torturadores para a lata do lixo moral. Ficamos com a indecência da glorificação do terror.

Chegou a hora da absoluta clareza com essa gente. Não, senhor Dutra! Quem gostava de ditadura é a sua candidata, que tem uma ficha criminal que....

Leia mais...

Sempre que o presidente do PT fala, a lógica se espanta

16 de setembro de 2010

PT, LULA E DILMA - FORO DE SÃO PAULO E O VOTO CONTINENTAL

Novamente estamos a mercê de uma organização internacional, com claras intenções de ressuscitar no continente sul americano uma espécie de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a URSS. O nome escolhido é URSAL, União das Repúblicas Socialistas da América Latina e a organização internacional fundada por Lula e Fidel Castro é o Foro de São Paulo, fundado em julho de 1990.

A maioria esmagadora dos brasileiros ignora a dimensão continental do voto que  deposita nos partidos de esquerda, principalmente no PT.

Leiam a matéria abaixo de autoria de Fabiano Coury.


O Foro de São Paulo

Escrito por Anatoli Oliynik (*) (08Out06)

Em junho de 1988 foi realizada a 19ª Conferência do Partido Comunista da União Soviética. Naquela oportunidade debateram-se os caminhos da “Perestroika” de Mikhail Gorbachev, e já se vislumbrava a eminente queda do Muro de Berlim, que efetivamente ocorreu em 9/11/1989.

Após a queda do Muro e da derrubada do comunismo na ex-União Soviética, Fidel Castro decidiu substituir o apoio de recebia do Bloco Oriental pelo de uma transnacional latino-americana.

Aproveitando o poder parlamentar que tinha o Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil, Fidel Castro, com o apoio de Luis Inácio “Lula” da Silva, convocou todos os grupos guerrilheiros da América Latina para uma reunião na cidade de São Paulo. Acudiram ao chamado de Fidel e Lula, além do próprio PT e do Partido Comunista de Cuba, o Exército de Libertação Nacional (ELN), as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) da Nicarágua, a União Revolucionária Nacional da Guatemala (URNG), a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) de El Salvador, o Partido da Revolução Democrática (PRD) do México; e várias dezenas de grupos guerrilheiros e partidos de esquerda da região.

Fidel e as esquerdas latino-americanas haviam perdido seu tutor financeiro e ideológico que era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), capitaneada pela Rússia. Era preciso, portanto, articular a criação de um organismo que pudesse manter viva a “chama ideológica marxista-leninista” no Brasil e na América Latina, bem como orientar e coordenar as suas ações no Continente.

E assim nasceu o Foro de São Paulo. Uma coalizão de partidos comunistas, socialistas e de esquerda, além de guerrilhas e guerrilheiros do continente.

Muito embora o Foro de São Paulo tenha nascido em 1990, ele foi concebido em janeiro de 1989, por ocasião da reunião de cúpula do Partido Comunista de Cuba e o PT do Brasil. Nessa oportunidade foi estabelecido que, se Lula não ganhasse as eleições em novembro de 1989, deveria ser formada uma organização para coordenar as ações de toda a esquerda continental e que a liderança do processo caberia a Luiz Inácio Lula da Silva.

A criação do Foro foi decidida pelo presidente de Cuba, Fidel Castro, e organizada por Luiz Inácio “Lula” da Silva, atual presidente do Brasil. O primeiro encontro aconteceu na cidade de São Paulo no Hotel Danúbio, em julho de 1990. Nessa época ainda não tinha esse nome. O nome “Foro de São Paulo” foi adotado na segunda reunião realizada na cidade do México, em junho de 1991, quando reuniu 68 organizações de 22 países.

Para dirigi-lo centralizadamente, foi criado um Estado Maior civil, dirigido por Fidel Castro, Lula, Tomás Borge e Frei Betto, entre outros, e um Estado Maior militar, comandado também pelo próprio Fidel Castro, além do líder sandinista Daniel Ortega e o argentino Enrique Gorriarán Merlo.[1]

O Foro de São Paulo, nos primeiros anos, permaneceu no anonimato, eficientemente protegido pela imprensa esquerdista brasileira, vindo a se tornar público, no Brasil, por ocasião do 7º Encontro, realizado na cidade de Porto Alegre em julho de 1997. Hoje, se o anonimato não é absoluto, pode-se afirmar que é muito reservado, pois a maioria dos brasileiros nem sabe que esta organização existe e quais são as suas finalidades.

Embora não seja uma organização secreta, a documentação acerca do Foro de São Paulo jamais teve ampla divulgação, tendo sido inicialmente publicado apenas na edição doméstica do Granma, órgão oficial do Partido Comunista Cubano. Na edição internacional nada transpirou. Mais tarde, passou a ter algum tipo de noticiário restrito em poucos jornais de alguns países e, até numa revista editada na Argentina chamada “América Libre”, quase de circulação interna, dirigida por Frei Betto.

Segundo Alejandro Peña Esclusa,[2] os diretores do Foro de São Paulo adotam formalmente diversos disfarces, a saber: o indigenismo, ou a suposta luta pelos direitos dos indígenas, para encobrir a formação de grupos guerrilheiros (Exército Zapatista de Libertação Nacional), e também a promoção do separatismo, argumentando que os territórios ocupados pelas tribos indígenas são próprios e não do Estado Nacional. Outro disfarce é o ecologismo radical que, alegando a proteção do meio ambiente, justifica a ação de terroristas que obstaculizam o avanço do Estado em obras públicas e de infraestrutura como rodovias, redes de energia elétrica etc. E finalmente, o de uma versão extremista da chamada Teologia da Libertação (Frei Betto, Leonardo Boff, D. Paulo Evaristo Arns), que dividiu a Igreja Católica para justificar a violência com argumentos supostamente cristãos.

No Brasil, o disfarce é o MST, a esquerda da Igreja Católica, a CUT e outros sindicatos de esquerda, além de mais de uma dezena do ONGs de cunho esquerdista que defendem o “politicamente correto”.

O objetivo do Foro de São Paulo é implantar o totalitarismo hegemônico na América Latina, via eleições “democráticas”, que ao final será convertido no modelo cubano em vigor, ou seja: O totalitarismo.

Como o leitor pode perceber trata-se de uma organização que se mantém no anonimato para que seus projetos totalitários não sejam identificados antes que se complete o plano de dominação e implantação do pensamento hegemônico no Brasil e no continente Latino-americano.

Desde a sua fundação, o Foro realizou doze encontros segundo a cronologia a seguir:

Encontro Cidade País Mês/Ano

I São Paulo Brasil julho/1990

II Cidade do México México 12 a 15 de junho/1991

III Manágua Nicarágua 16 a 19 de julho/1992

IV Havana Cuba 21 a 24 de julho/1993

V Montevidéu Uruguai 25 a 28 de maio/1995

VI San Salvador El Salvado 26 a 28 de julho/1996

VII Porto Alegre Brasil Julho/1997

VIII Cidade do México México Novembro/1998

IX Manágua Nicarágua Fevereiro/2000

X Havana Cuba 4 a 7 de dezembro/2001

XI Antigua Guatemala 2 a 4 de dezembro/2002

XII São Paulo Brasil 1 a 4 de julho/2005

No dia 2 de julho de 2005, por ocasião do XII Encontro ocorrido em São Paulo, quando se comemorou os 15 anos de fundação da organização, o presidente Lula fez eloqüente discurso saudosista que pode ser buscado no Web Site da presidência. Eis dois trechos das dez páginas:

“Foi assim que nós pudemos atuar junto a outros países com os nossos companheiros do movimento social, dos partidos daqueles países, do movimento sindical, sempre utilizando a relação construída no Foro de São Paulo para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política. Foi assim que surgiu a nossa convicção de que era preciso fazer com que a integração da América Latina deixasse de ser um discurso feito por todos aqueles que, em algum momento, se candidataram a alguma coisa, para se tornar uma política concreta e real de ação dos governantes. Foi assim que nós assistimos a evolução política no nosso continente.”

“E é por isso que eu, talvez mais do que muitos, valorize o Foro de São Paulo, porque tinha noção do que éramos antes, tinha noção do que foi a nossa primeira reunião e tenho noção do avanço que nós tivemos no nosso continente, sobretudo na nossa querida América do Sul.”

De que “evolução política” e “avanço” estaria falando o presidente? A “evolução” e o “avanço” rumo ao totalitarismo?

Esta é, portanto, a breve radiografia do Foro de São Paulo, uma organização que os brasileiros não conhecem e a maioria nem sabe que existe, e cujo objetivo maior é comprar a sua alma.

( * ) Anatoli Oliynik (59) é administrador e membro da Academia de Cultura de Curitiba.

Fabiano Coury

Publicado no Recanto das Letras em 17/06/2007
Código do texto: T530857
Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/530857
_______________________________________

[1] Enrique Gorriarán Merlo foi o fundador do Exército Revolucionário do Povo (ERP) e posteriormente do Movimento Todos pela Pátria (MTP). Gorriarán Merlo foi, também, o autor do ataque terrorista em janeiro de 1980 ao regimento de infantaria La Tablada, em Buenos Aires, no qual morreram 39 pessoas, e foi quem encabeçou a esquadra que assassinou Anastásio Somoza em Assunção, Paraguai, em setembro de 1980. Organizou a máquina militar do Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA), o mesmo que tomou a residência do embaixador japonês em Lima.

[2] Alejandro Pena Esclusa é presidente da Fuerza Solidária, uma ONG que organiza os protestos populares contra o governo Hugo Chávez, na Venezuela.

O JOGO SUJO ECLIPSA O DEBATE POLÍTICO NA CAMPANHA BRASILEIRA

Nuevas acusaciones de corrupción y tráfico de influencias cercan a Rousseff


FRANCHO BARÓN - Río de Janeiro - 16/09/2010


El juego sucio eclipsa el debate político en la campaña brasileña.

Los pastiches de corrupción y espionaje siguen ocupando la primera página de los rotativos brasileños en la recta final de la campaña electoral, que culminará en los comicios del próximo 3 de octubre. Espoleada por una amplia ventaja que podría otorgarle la victoria en la primera vuelta, la candidata del Partido de los Trabajadores (PT), Dilma Rousseff, se enfrenta a nuevas acusaciones, esta vez de corrupción y tráfico de influencias en su círculo de confianza. La estrategia del partido de Lula, que de momento ha conseguido consolidarse en los sondeos, se centra ahora en evitar que el nuevo frente abierto por la oposición no revierta la vertiginosa trayectoria ascendente de su candidata. De momento, todo parece indicar que el tirón de Lula, que ya ha aparecido en televisión arremetiendo duramente contra el aspirante del Partido de la Social Democracia Brasileña (PSDB), José Serra, al que acusa de ...

Leia mais...
Fonte: http://www.elpais.com/global/