Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

2 de abril de 2011

Globo Repórter - Radiografia da Saúde - Mãe assiste à filha morrer por falta de vaga em CTI infantil no Pará

In most emergencies do Pará, no pediatrician in the children's ward. Mobilization begins to improvise an ICU for Ruth. But it is too late. The girl died minutes after being taken to a makeshift bed.

Na maior emergência do Pará, não há pediatra na enfermaria infantil. Começa uma mobilização para improvisar uma UTI para Ruth. Mas é tarde demais. A menina morreu minutos após ser levada para o leito improvisado.

Um serviço de utilidade pública, foi o que assisti no Globo Repórter de hoje, dia 01/04/2011. Finalmente a Rede Globo, a maior rede de TV do Brasil, denuncia para todo o Brasil e o mundo, o abandono e o apagão nos serviços de saúde prestados ao cidadão brasileiro.

Um povo que é confiscado na renda de quase meio ano de trabalho para encher as burras dos cofres públicos,  não merece esse abandono. Tudo isso só é possivel pelo baixíssimo nivel de educação e o alto índice de analfabetismo político que empesteia a nação brasileira.

Segue matéria publicada no site g1.globo.com

Graziela Azevedo
Belém e São Paulo

Todos os dias, doentes em busca de ajuda enfrentam jornadas inacreditáveis. Nossos repórteres entram em enfermarias com quase 100 pacientes, encontram crianças tomando soro em pé, homens e mulheres que esperam até oito horas por um atendimento e médicos que não aparecem para trabalhar.

O Globo Repórter desta sexta-feira (1) não tem a pretensão de fazer a radiografia da saúde pública do país, mas revela a dramática rotina dos hospitais e postos de saúde e o pedido de socorro de brasileiros que se sentem abandonados.

Alguns querem esconder a realidade, mas boa parte da população quer denunciar. Ultrapassamos o cerco em torno de emergências, hospitais e postos de saúde para ver e ouvir brasileiros que precisam de ajuda. São pessoas que se desesperam.

Quem sofre um acidente, quem está passando mal, tem pressa. Quem está doente, precisa de cuidados. E cerca de 80% dos brasileiros nessas situações só podem contar com o SUS. Por isso, a rapidez e a qualidade da saúde pública no Brasil podem fazer a diferença entre o alívio e o sofrimento, entre a vida e a morte. Podem também revelar de maneira dramática as grandes diferenças que ainda existem entre os mais ricos e os mais pobres.

Salvaterra é uma pequena cidade da Ilha do Marajó, no Pará. Em janeiro, o cemitério local ganhou mais uma sepultura, e na casa pobre ficou o vazio da caçula que Márcia perdeu para a doença e a falta de recursos.

Acompanhamos os últimos momentos de vida de Ruth, que passou 11 dias internada em dois hospitais da região onde nasceu. Com problemas pulmonares se agravando e sem diagnóstico, sem a certeza do que ela tinha, a menina acabou sendo transferida para Belém.

Leia a íntegra desta matéria: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/04/mae-assiste-filha-morrer-por-falta-de-vaga-em-cti-infantil-no-para.html

Vídeos do Programa

1.Mãe assiste à filha morrer por falta de vaga em CTI infantil no Pará
2.Hospitais e policlínicas entram em reforma ao mesmo tempo no MA
3.Hospital de Taguatinga tem mais de 90 pacientes na enfermaria
4.Porto Alegre tem lista com nomes de funcionários e ponto eletrônico

5.Todos os vídeos do programa dia 01/04/2011

Nenhum comentário: