Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

5 de abril de 2011

Vai começar tudo de novo?

www.clicrbs.com.br/diretodafonte
Giovani Grizzoti 

Hoje, o repórter Cid Martins, da Rádio Gaúcha, revelou via Twitter, e existência de uma tal “Press Police” no Rio Grande do Sul. Com logotipo exclusivo, o grupo de policiais estaria encarregado de documentar as ações da Polícia Civil gaúcha para transmiti-las à imprensa.

Pela conversa que Cid manteve com um delegado encarregado do grupo (sim, até um delegado foi designado para a função), a idéia é dar um tratamento “igualitário” aos veículos de comunicação na cobertura das ações policiais. Esse delegado, aliás, deparou a com o repórter numa cobertura hoje. Perguntou quem o avisara sobre a operação, desmonstrando surpresa.

Pergunta que fica: estaria o governo Tarso aplicando a política de comunicação de Olívio Dutra, marcada pela tentativa de controlar as informações repassadas aos jornalistas e impedir que bons repórteres como o Cid Martins tenham suas próprias fontes? Um sinal claro de que isso está ocorrendo: um dos assessores de imprensa da secretaria de Segurança comandada por Airton Michels é o mesmo que, sob a gestão Bisol, filtrava entrevistas e notícias, quase que numa censura prévia, para evitar aquilo que o governo da época chamava de “privilégios” no acesso às informações.

Esquecia-se ele e os atuais defensores dessa prática que....


Leia mais: Vai começar tudo de novo?

Nenhum comentário: