Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

6 de março de 2011

Binladenistão – Um repórter brasileiro na região mais perigosa do mundo


http://www.luizantonioaraujo.com.br/
 Uma contribuição valiosa e rara para o leitor brasileiro que tenta compreender o que se passa nessa região, que continua sendo um epicentro de instabilidade mundial – e da perplexidade mundial.”

(Da apresentação de Lourival Sant’Anna)


O Livro.
Autor: Luiz Antônio Araujo

O que saiu errado no Afeganistão e no Paquistão? Por que os talibãs, mesmo afastados do poder, continuam desafiantes? O que ocorreu com a “guerra global ao terror”? Por que Osama bin Laden ainda não foi capturado? Por que cresce nos Estados Unidos o repúdio à “guerra de necessidade” que o presidente Barack Obama herdou de seu antecessor, George W. Bush? Qual é o papel americano, russo, paquistanês e saudita nessa crise? Esta obra, escrita a partir do contato do autor com a região, ajuda a iluminar essas e outras incógnitas de nosso tempo.

Quando os primeiros mísseis Tomahawk atingiram o Afeganistão por ordem do presidente George W. Bush, em 7 de outubro de 2001, Luiz Antônio Araujo era um dos poucos repórteres brasileiros na região do conflito. Durante 29 dias, como enviado do jornal Zero Hora, ele percorreu o Paquistão e chegou à fronteira com o Afeganistão para mostrar o outro lado da tragédia de 11 de Setembro: a dos homens, mulheres e crianças apanhados no caminho entre as forças dos Estados Unidos, de um lado, e as do Talibã e da Al Qaeda de Osama bin Laden, de outro. Este livro — o primeiro publicado em nosso país por um jornalista brasileiro que testemunhou, na Ásia, os momentos iniciais daquilo que viria a ser chamado de “guerra global ao terror” — é o resultado desse trabalho.

A derrubada do regime dos mulás e o desmantelamento da estrutura da Al Qaeda no Afeganistão custou aos Estados Unidos dois meses e oito dias. Passados oito anos do 11 de Setembro e 30 anos da invasão soviética em solo afegão, a região que o presidente americano Bill Clinton chamou de “a mais perigosa do mundo” continua a atrair a atenção internacional.

Luiz Antônio Araujo entrevistou refugiados, militares, diplomatas, trabalhadores de organizações humanitárias, médicos, estudantes e religiosos. Visitou Peshawar, a cidade onde nasceu a Al Qaeda, e Quetta, um dos refúgios do Talibã. Percorreu Karachi, onde foi sequestrado e morto o jornalista americano Daniel Pearl. O resultado é um painel abrangente da tragédia da Ásia Central e do Subcontinente Indiano, regiões que, como mostra a história recente, podem se tornar um fator explosivo da situação mundial.

Para comprar o livro: http://www.iluminuras.com.br/v1/verdetalheslivros.asp?cod=412

O autor fala sobre o livro no programa do Jô.

Nenhum comentário: