Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

15 de dezembro de 2010

Desertor sudanês diz que recebia ordens para estuprar meninas

Ex-integrante das Forças Armadas conta história de abusos durante ataques em Darfur; mais de 300 mil morreram

Khalid (não é o seu verdadeiro nome), um homem educado e de fala suave de Darfur, parece relutante em conversar sobre o passado. O motivo fica claro logo. "As ordens que nos deram eram para queimar totalmente os vilarejos", diz o ex-soldado. "Nós tivemos até que colocar veneno na água dos poços. Nós também recebemos ordens para matar todas as mulheres e estuprar meninas com menos de 13 e 14 anos."

Veja também: Decisão de Haia agravará guerra em Darfur, diz Bashir Governo expulsa 10 organizações de ajuda estrangeiras Blog: Darfur, enfim, tem um réu. E agora, Lula? Especial: os conflitos no Sudão e a crise em Darfur TV Estadão: Google Earth mostra devastação no Sudão Militares e fundamentalistas levaram Bashir ao poder

Khalid, um negro africano, conta que foi recrutado à força pelo Exército sudanês do presidente Omar Al-Bashir no final de 2002. Ele vivia com vários outros homens originários da mesma região que foram levados para o quartel de seu regimento perto da cidade de Fasher, no noroeste de Darfur.

O desertor admite que participou de sete ataques diferentes a vilarejos em Darfur com a ajuda da milícia Janjaweed. O primeiro foi na área de Korma, em dezembro de 2002, meses antes de o conflito em Darfur ter começado oficialmente.

Khalid diz que relutou muito em colocar em prática as ordens que recebeu. "Quando eles me pediram para estuprar uma menina, eu fiquei parado na frente dela", diz o sudanês. "Vieram-me lágrimas aos olhos. Eles disseram: 'Você tem que estuprá-la. Se você não fizer isso, vamos bater em você'. Eu hesitei e eles me golpearam com a ponta do fuzil."

"Mas quando eu me aproximei da menina, eu não consegui", afirma. "Eu a levei para um canto, ....

Leia a íntegra desta notícia: Desertor sudanês diz que recebia ordens para estuprar meninas

Fonte: http://www.estadao.com.br/

Matérias relacionadas

1. Ditador sudanês espera apoio de Lula contra tribunal internacional
2. Lula abandona almoço no Qatar ao perceber que ditador sudanês se sentaria a seu lado
3. Cúpula com países árabes cria saia-justa para Lula
4. Por Darfur, contra o genocidio no Sudão
5. Darfur: TPI acusa presidente do Sudão de genocídio
6. ONU acusa presidente sudanês por genocídio em Darfur

Nenhum comentário: