Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

1 de agosto de 2010

OS CRISTÃOS E A RESPONSABILIDADE DO VOTO

Cuba, Estado comunista, chefiado pelo ditador Raul Castro Ruz desde 2008, é a menina dos olhos dos esquerdistas, principalmente do PT e do presidente Lula. Nenhum perseguido em Cuba pode contar com ajuda e simpatia dos esquerdista, pois para estes, Cuba é o Estado ideal, totalmente dominado pelo partido. Lembre-se na hora de votar, o PT, o presidente Lula e Dilma Rousseff apoiam incondicionalmente o regime cubano.

Transcrevo abaixo, parte de uma matéria que li no site http://www.ifamilia.com.br/


A Perseguição


Em inúmeras leis e documentos legais, o governo cubano tem se declarado completamente neutro em questões relacionadas ao cristianismo e exigido a separação absoluta entre igreja e estado. Da mesma forma, o governo afirma não apoiar nem exigir nada da igreja cubana. Na prática, no entanto, há severas restrições às reuniões, à evangelização nas ruas e à construção de igrejas, o que tem dificultado a vida dos cristãos. Pastores são detidos e presos, informantes se infiltram nas igrejas e a discriminação é constante. Felizmente, o risco de morte é baixo nos dias atuais e a perseguição está em declínio de maneira geral. As restrições ainda são evidentes, mas uma recente abertura tornou possível a expansão do ministério.

Em 1992, uma emenda à constituição mudou a natureza do estado cubano de ateísta para laico, permitindo que cristãos pudessem se filiar ao Partido Comunista Cubano. Isto, no entanto, ainda está para acontecer. Membros devotos de denominações protestantes e católicas enfrentam, de maneira geral, intensa oposição e perseguição das autoridades.

A visita do papa João Paulo II a Cuba, em janeiro de 1998, foi considerada um grande avanço depois de décadas de repressão às instituições religiosas. No entanto, ainda não é possível conhecer todos os efeitos deste evento. Enquanto o mundo assistia assombrado às multidões que participavam das atividades religiosas, agentes de segurança do governo visitavam inúmeras igrejas evangélicas e exigiam que os líderes cancelassem todas as atividades evangelísticas planejadas para a semana da visita do papa. Obviamente, os ataques contra a igreja evangélica não pararam aí. Agentes governamentais determinaram que as igrejas domésticas fossem fechadas em caráter permanente, e que seus pastores assinassem um documento indicando que tais medidas foram tomadas por livre e espontânea vontade das igrejas. Assim como já ocorrera no passado, os pastores se recusaram a assinar tais declarações, mesmo diante do risco de prisão e até de exílio.

Isso foi o que aconteceu com o Dr. Eliezer Veguilla, que tinha dois sonhos quando ainda jovem: servir fielmente ao Senhor Jesus Cristo e tornar-se o melhor médico em um país onde poucos cristãos conseguem atuar em áreas profissionais de ponta. Filho do reverendo Leoncio Veguilla - que foi preso em 1965 junto com outros 50 pastores e missionários -, Eliezer formou-se em medicina em 1981 e especializou-se em medicina interna, terapia intensiva e geriatria no Hospital Salvador Allende, em Havana.

Eliezer ajudou a distribuir milhares de Bíblias, Novos Testamentos e outros materiais para cristãos de toda a ilha. Ele narra o seguinte acontecimento: "Certa vez, estávamos promovendo uma campanha evangelística muito especial com o filme Jesus. A exibição daquele dia estava programada para uma igreja rural e a polícia cortou o fornecimento de energia elétrica da cidade para evitar que a população assistisse ao filme. No entanto, tínhamos um pequeno gerador, e como a igreja era o único local que dispunha de energia elétrica, toda a cidade dirigiu-se para lá e assistiu ao filme."

Em uma outra ocasião, Eliezer foi preso quando deixava o trabalho e ia para sua casa. Seu "crime" era o fato de ser um líder cristão. Ele foi mantido sob intenso interrogatório durante 47 dias por agentes de segurança do estado sem que houvesse a formalização de um processo. Durante este período, Eliezer foi submetido a diversas torturas, como transferências constantes entre uma cela extremamente quente e outra extremamente fria, posicionamento de armas apontadas para sua cama enquanto dormia, simulações de execuções, informações enganosas a respeito de sua família e intensos interrogatórios noturnos.

Incapazes de encontrar alguma evidência para condená-lo, as autoridades o colocaram sob prisão domiciliar, o que o manteve afastado de qualquer atividade cristã. Ele e sua família tornaram-se alvo de ameaças e vigilância constantes por parte dos agentes do governo. Dezoito meses mais tarde, Eliezer, sua esposa e seus dois filhos foram obrigados a deixar o país e viver nos Estados Unidos.


O Futuro

A igreja cubana está crescendo de forma muito rápida graças à diminuição da perseguição, ao notável crescimento das igrejas domésticas e ao apoio discreto e sensato que recebe. É possível que o número de protestantes ultrapasse a casa de um milhão ainda no começo do século XXI. Se o país passar por uma abertura completa, as interações entre católicos e protestantes poderão conduzir a um amplo reavivamento e renovação em ambas as igrejas, criando assim novas iniciativas para evangelizar os não religiosos e os espiritualistas presentes na sociedade cubana....

Leia mais

Nenhum comentário: