Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

6 de agosto de 2010

A hora dos covardes. Ou: melhor parar com a cachaça!

Reinaldo Avezedo, desde os tempos da saudosa revista Primeira Leitura, substituida a altura pelo blog, que é simplesmente o melhor e mais lido blog de política da internet,  no brasil , é o meu blogueiro predileto e insubstituível. Quando a revista e o site Primeira Leitura fecharam, fiquei desolado, felizmente veio o blog, e voltei a sorrir lendo seus textos, pricipalmente aqueles em vermelho e azul. Os leitores do blog sabem do que estou falando.

 Todos os dias recomendo seu blog para alguma pessoa.

O texto abaixo é uma análise sobre o debate eleitoral para presidente, promovido pela Band e está disponivel no link ao final do texto.

Há cronista por aí que precisa parar de tomar uísque ou cachaça — ou remédio forte, sei lá eu — antes de assistir a debates com presidenciáveis. Goró é um péssimo conselheiro! Até admito que simpatias eletivas possam interferir no juízo objetivo sobre quem teve o melhor ou o pior desempenho no embate e tal. Mas afirmar que Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)foi a grande estrela, como dizem alguns e algumas, aí já é demais. O que isso quer dizer? Um candidato que tivesse resolvido tirar a roupa e exibir em público ou piu-piu ou a borboletinha também teria sido a grande estrela. Ou que tivesse soltado um pum. Ou que desse um salto-mortal. Foi o que Plínio fez: foi despudorado nos absurdos, escatológico nas utopias, ousado na estupidez.

Sustentar a sua “vitória!”, em primeiro lugar, é covardia intelectual. Como afirmar que ou Serra ou Dilma venceu pode lançar uma sombra de suspeição sobre a isenção do analista — e o tucano venceu, basta rever o vídeo — e como há quem tema a patrulha, então se escolhe o Velhinho Maluquinho. É como cronista de futebol que torce pela Portuguesa em São Paulo e pelo América no Rio…

Plínio venceu? Como?

- Propondo limite de mil hectares para propriedades rurais?;

- afirmando que não se vai resolver nenhum problema no Brasil até que não se mude a distribuição de renda — como se ela não viesse mudando —, e, por isso, incapaz de apresentar uma só proposta objetiva?;

- atacando os demais concorrentes — até Marina, que procurou não brigar com ninguém — porque não são “socialistas” à moda dele?;

- criticando os demais porque não defendem que seja o governo a bater o porrete na mesa, determinando jornada de trabalho de 40 horas?;

- dizendo-se representante, no debate, dos movimentos sociais, como se um candidato à Presidência pudesse representar um setor da sociedade e ignorar os demais?;

- afirmando-se o legítimo representante do povo quando seu partido-traço não conseguiu se unir nem em torno de sua própria candidatura? A personagem mais conhecida da legenda, Heloísa Helena, apóia… Marina! Plínio não representa nem todo o minúculo PSOL!

Quer dizer que se declara “vencedor” de um debate o sujeito que, por saber que não vai ser eleito, diz as maiores barbaridade e que, se eleito pudesse ser, só conseguiria governar numa ditadura? A isso chegou certa crônica brasileira?

A delinqüência intelectual que se espalha na imprensa é certamente coisa inédita. Nunca antes nevou tanto nestepaiz — em razão do aquecimento global, claro! — e nunca antes se escreveu tanta bobagem.

Se Plínio ganhou, então quero que os valentes a sustentar tal tese passem a defender as suas idéias para um Brasil melhor. Se querem saber, irritam-me menos os doidivanas que eventualmente concordam com o maluco do que os covardes que afirmam a sua vitória só para não se comprometer.

E um conselho: antes de debates, bebam, no máximo, leite com Toddy! No auge da ousadia, não mais do que um Hollywood.

Por Reinaldo Azevedo

Leia mais
A hora dos covardes. Ou: melhor parar com a cachaça!

Nenhum comentário: