Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

15 de agosto de 2010

O Ataque do Líbano - Adaptado da Reportagem do Site Honest Reporting

Deborah Srour
Sou ouvinte, sempre que posso, do programa dominical "Hora Israelita", hábito que herdei do meu pai, homem simples do interior, lá de Santiago do Boqueirão/RS. Arthur Alves Senhorinho, cujo bem material mais importante era seu rádio de ondas curtas, ouvia de tudo, principalmente programas noticiosos tais como: Voz da América, Voz da Alemanha(Deutsche Welle Rádio). Rádios como :China Rádio International, Rádio Central de Moscou da União Soviética ,Rádio Marti(exilados cubanos em Miami/EUA), obviamente transmitindo em português ou espanhol. Eram madrugadas a dentro escutando as trasmissões em ondas curtas, pois este era e ainda é, o horário de melhor sintonia.

 O resultado de tudo isto foi o meu interesse por política internacional, sempre procurando equilibrar as informações que me chegam . Aqui entra Deborah Srour, especializada em conflitos no Oriente Médio, entre árabes, não árabes(Turquia e Irã) e israelenses. Os seus artigos no blog e comentários dominicais no programa Hora Israelita , são fundamentais para formar e emitir uma opinião, mais próxima da realidade, sobre os fatos que ocorrem naquele cenário.


O Ataque do Líbano - Adaptado da Reportagem do Site Honest Reporting

O que fotógrafos e jornalistas estavam fazendo na cena do incidente antes da troca de fogo entre forças libanesas e israelenses que deixaram 5 mortos? Aonde está a integridade da mídia que cobre estes eventos?

Forças libanesas atiraram em soldados israelenses que estavam fazendo trabalho de manutenção rotineiro do lado israelense da fronteira. Todo trabalho de manutenção é coordenado e previamente aprovado pela UNIFIL (Forças Interinas das Nações Unidas para o Líbano). A manutenção de ontem era o corte de arbustos e galhos de árvores para melhorar a visão do outro lado da fronteira e impedir que terroristas da Hezbollah se escondam nestes arbustos e consigam atacar e sequestrar soldados ou atravessem para dentro de Israel. Assim, os libaneses sabiam que os israelenses estariam aonde estavam, na hora marcada. Aí está explicada a presença de tantos jornalistas durante o incidente.

É muito importante notar que as Nações Unidas demarcaram a linha azul que marca a fronteira official entre Israel e o Líbano. A barreira de segurança eregida por Israel, marcada em amarelo portanto, não está do lado libanês como pode ser visto no mapa abaixo.

Agências de Notícia Reportam Erroneamente

Como é tão frequente em qualquer incidente envolvendo Israel, declarações oficiais do seu exército foram absolutamente ignoradas em favor das acusações libanesas de que Israel havia atravessado a fronteira para dentro do território libanes, um tema que agências como Reuters, preferiu publicar dizendo que o guindaste estava no lado libanês da fronteira.


Similarmente, a Associated Press também publicou erroneamente o local por várias horas depois do incidente antes de emitir a correção abaixo:


Se os fotógrafos destas agências de notícia estavam no local perto da grade de segurança, será que não sabiam realmente aonde os soldados estavam?


Apesar da correção, muitos jornais e veículos de mídia que usam a Reuters e a AP como fonts, continuam usando as notícias originais, incluindo o The Daily Telegraph, enquanto o The Independent chegou a afirmar que o incidente ocorreu do lado libanês da fronteira, no vilarejo do sul de Adaisseh."

Como e por que os Jornalistas estavam em Adaisseh? 
 
Leia mais....
Politicamente Falando ...: O Ataque do Líbano - Adaptado da Reportagem do Sit...:

Nenhum comentário: