Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

2 de outubro de 2010

DEPUTADO FEDERAL. VOTO EM ONYX LORENZONI 2522 E DIGO PORQUÊ.

Onyx Lorenzoni 2522
São muitos os motivos com os quais me identifico com o político Onyx Lorenzoni, mas justifico meu voto com apenas dois: é contra aumento de impostos(votou contra a CPMF) e contra a liberalização total do aborto. Seguem duas matérias sobre o que estou afirmando.


SOBRE O ABORTO.

Debate sobre aborto volta a dividir o PT
Rodolfo Torres e Eduardo Militão

Partido revive embate ocorrido na Constituinte e ameaça expulsar dois deputados contrários à descriminalização do aborto. Punição divide petistas no Congresso

Após 20 anos, o debate sobre a descriminalização do aborto volta a dividir o Partido dos Trabalhadores e reacende a discussão interna sobre a liberdade de os membros do PT votarem de acordo com suas convicções pessoais.

Os deputados petistas Henrique Afonso (AC) e Luiz Bassuma (BA) apresentaram semana passada suas defesas à Comissão de Ética do partido no processo a que respondem por serem contra a legalização da interrupção da gravidez indesejada. Segundo a Secretaria de Mulheres da legenda, eles descumprem abertamente uma resolução partidária de 2007 que aprova o direito ao aborto. Se forem condenados, Bassuma e Henrique Afonso podem ser advertidos, suspensos ou até expulsos do PT.

Dentro e fora do partido, parlamentares pró e contra o aborto ouvidos pelo Congresso em Foco condenaram a tentativa de punição para os deputados que pensam diferente numa questão classificada como de foro íntimo.

Defensor de minorias e dos direitos humanos, o senador Paulo Paim (PT-RS) concorda com a interrupção voluntária da gravidez. "Mas a gente fala tanto em liberdade de expressão e isso é de foro íntimo. É um contra-senso. Pra mim, deve-se arquivar", avaliou.

Outro defensor do direito ao aborto, o deputado José Genoíno (PT-SP) entende que os parlamentares sequer serão punidos. “Isso se resolve no âmbito político. Não cabe punição. Eles não serão expulsos”, acredita.

O deputado oposicionista Onyx Lorenzoni (DEM-RS) ironiza o fato de nenhum parlamentar do PT ter sido punido no Conselho de Ética do partido por conta do suposto envolvimento no escândalo do mensalão. “O PT é liberal com roubo de dinheiro público e radical a favor da eliminação da vida”, tripudia.

Paim admite que o processo contra Bassuma e Afonso constrange o partido. Mas discorda da relação com o mensalão. "As mulheres têm o direito de fazer isso e o PT tem o direito de arquivar."

(...)
Leia mais: http://congressoemfoco.uol.com.br/Noticia.aspx?id=25606
** ** **


SOBRE AUMENTO DE  IMPOSTOS
Entrevista com Onix Lorenzoni.
Walter Valdevino

(...)
Onyx: É, tudo bem, mas tinha uma voz gritando e acho que esse é o papel da oposição mesmo, confrontar e enfrentar o governo. Não me arrependo de nada do que fiz, acho que cumpri com o meu dever. E tanto tivemos resultados importantes como a CPMF. Me lembro de ser 3h30 da manhã e os deputados da base do governo dizerem “vocês vão perder, pra que tu vai fazer mais um discurso?”. Ninguém acreditava nisso [no fim do imposto], só a gente, que é meio maluco, acreditava. No fim, acho que foi uma vitória importante da sociedade. Hoje vemos o Brasil com recordes de arrecadação sucessivos sem CPMF, e o governo Yeda se reequilibrando financeiramente sem precisar aumentar ICMS. Então aí os Democratas tiveram razão lá e cá.

Aqui nós elegemos um governo e, no momento em que esse governo se desvirtuou e propôs o aumento de impostos, nós, pela primeira vez no Brasil (e eu desafio que me mostrem um caso semelhante), entre os cargos do governo e a coerência, ficamos com a coerência. Na história recente da política brasileira de incoerência, fisiologismo e clientelismo, o velho PFL, atual Democratas, ficou com a palavra dada e chutou o traseiro do “carguismo”.
(...)

Fonte: http://www.novacorja.org/?p=3353

Resultado da votação obtida por Onix Lorenzoni
2522 - ONYX DORNELLES LORENZONI 84.696 Eleito

Um comentário:

Miriane disse...

Um petista a menos na câmara!!