http://www.redeimprensalivre.com.br/archives/10064 |
Foro de São Paulo celebra iniciativas que aumentam controle da imprensa
GUSTAVO HENNEMANN
DE BUENOS AIRES
O Foro de São Paulo, que reúne partidos da esquerda latino-americana sob a liderança do PT, encerrou hoje seu 16º encontro, em Buenos Aires, celebrando iniciativas de governos da região que tentam aumentar o controle do Estado no setor de comunicação social.
Segundo a resolução aprovada pelo grupo, a lei de mídia aprovada na Argentina em 2009 - hoje suspensa pela Justiça - deve ser uma "referência imprescindível" para os demais países.
Além de dividir as concessões igualmente entre o Estado, movimentos sociais e o setor privado, a lei argentina obriga o Grupo Clarín - maior do país - a se desfazer de licenças de transmissão de TV e rádio.
Fundado em São Paulo, em 1990, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo então líder do governo cubano Fidel Castro, o Foro conseguiu articular a esquerda do continente. Juntos, os partidos se transformaram em uma frente de contestação à onda neoliberal instaurada na última década.
Hoje, partidos que integram o Foro governam 11 países da América Latina e têm diferentes propostas de modelo econômico e político. Enquanto uns querem implantar o modelo socialista semelhante ao de Cuba, outros defendem regimes mais igualitários, mas sem a extinção do mercado.
Durante o encontro realizado na Argentina, o secretário-executivo do Foro e dirigente do PT, Valter Pomar, leu uma carta enviada pelo presidente Lula aos participantes do evento.
Além de comemorar os avanços da esquerda no continente, Lula criticou a "direita que foi apeada do poder pela vontade popular".
Na declaração final, o Foro registrou que "demonstra satisfação" por ver a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff liderando as pesquisas de intenção de voto.
Fonte: Folha.com
**** *****
Voltei. Agora leiam estas manchetes estampadas nos principais jornais e sites do Brasil:
1. Presidente Cristina Kirchner propõe "nacionalização" de mídia argentina(clique aqui).
2. PT inclui 'controle de mídia' em plano de governo de Dilma( clique aqui)
3. Projeto de controle social da mídia é aprovado no Ceará
Texto de autoria da petista Rachel Marques foi inspirado na Confecom realizada em Brasília(clique aqui e aqui)
4. Além do Ceará, PT propõe controle da “mídia” em mais três estados(clique aqui)
5. 'Controle social' da mídia é ameaça à democracia, dizem especialistas Cientistas políticos discutiram liberdade de expressão em fórum em SP. Segundo painel tratou sobre as ameaças à democracia no Brasil.(clique aqui)
6. Controle da mídia avança nos estados(clique aqui)
Encerro este post com as palavras da Presidente ou Presidenta do Brasil Dilma Rousseff, eleita neste domingo:
“O único controle da mídia que eu proponho é o controle remoto na mão do telespectador, que muda de canal quando se interessar. Não gostou do programa, muda de canal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário