Liberdade de Informação: e o direito que os cidadãos têm de ser informado de tudo que se relaciona com a vida do Estado, e que, por conseguinte é de seu peculiar interesse. Esse direito de informação faz parte da essência da democracia. Integra-o a liberdade de imprensa e o direito de ser informado. Artigo 5º inciso XXXIII, da Constituição Federal. Prof. Franscisco Bruno Neto.

31 de outubro de 2010

DILMA, ELEITA PRESIDENTE DO BRASIL, IRÁ SE SUBMETER AO FORO DE SÃO PAULO?

http://www.redeimprensalivre.com.br/archives/10064
Apurados 99,30% dos votos em todo o Brasil, Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil. Neste  momento, vence com 55.99 % e José Serra com 44,01% dos votos válidos. No último Foro de São Paulo, realizado em Buenos Aires, na Argentina, havia uma pauta a ser discutida, destaco a que considero mais emblemática para o futuro governo de Dilma. Considero  que esta diretriz do Foro de São Paulo já esta em curso, mesmo antes da eleição de Dilma, que agora se concretizou. Leia a matéria que segue, volto lá embaixo:

Foro de São Paulo celebra iniciativas que aumentam controle da imprensa 

GUSTAVO HENNEMANN
DE BUENOS AIRES

O Foro de São Paulo, que reúne partidos da esquerda latino-americana sob a liderança do PT, encerrou hoje seu 16º encontro, em Buenos Aires, celebrando iniciativas de governos da região que tentam aumentar o controle do Estado no setor de comunicação social.

Segundo a resolução aprovada pelo grupo, a lei de mídia aprovada na Argentina em 2009 - hoje suspensa pela Justiça - deve ser uma "referência imprescindível" para os demais países.

Além de dividir as concessões igualmente entre o Estado, movimentos sociais e o setor privado, a lei argentina obriga o Grupo Clarín - maior do país - a se desfazer de licenças de transmissão de TV e rádio.

Fundado em São Paulo, em 1990, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo então líder do governo cubano Fidel Castro, o Foro conseguiu articular a esquerda do continente. Juntos, os partidos se transformaram em uma frente de contestação à onda neoliberal instaurada na última década.

Hoje, partidos que integram o Foro governam 11 países da América Latina e têm diferentes propostas de modelo econômico e político. Enquanto uns querem implantar o modelo socialista semelhante ao de Cuba, outros defendem regimes mais igualitários, mas sem a extinção do mercado.

Durante o encontro realizado na Argentina, o secretário-executivo do Foro e dirigente do PT, Valter Pomar, leu uma carta enviada pelo presidente Lula aos participantes do evento.

Além de comemorar os avanços da esquerda no continente, Lula criticou a "direita que foi apeada do poder pela vontade popular".

Na declaração final, o Foro registrou que "demonstra satisfação" por ver a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff liderando as pesquisas de intenção de voto.

Fonte: Folha.com
**** *****

Voltei. Agora leiam estas manchetes estampadas nos principais jornais e sites do Brasil:

1. Presidente Cristina Kirchner propõe "nacionalização" de mídia argentina(clique aqui).

2. PT inclui 'controle de mídia' em plano de governo de Dilma( clique aqui)


3. Projeto de controle social da mídia é aprovado no Ceará
Texto de autoria da petista Rachel Marques foi inspirado na Confecom realizada em Brasília(clique aqui e aqui)

4. Além do Ceará, PT propõe controle da “mídia” em mais três estados(
clique aqui)
 
5. 'Controle social' da mídia é ameaça à democracia, dizem especialistas Cientistas políticos discutiram liberdade de expressão em fórum em SP. Segundo painel tratou sobre as ameaças à democracia no Brasil.(clique aqui)
 
6. Controle da mídia avança nos estados(
clique aqui)

Encerro este post com as palavras da Presidente ou Presidenta do Brasil Dilma Rousseff, eleita neste domingo:

“O único controle da mídia que eu proponho é o controle remoto na mão do telespectador, que muda de canal quando se interessar. Não gostou do programa, muda de canal”.

Nenhum comentário: